Amor de perdição camilo castelo branco

Páginas: 5 (1124 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
* 2. BIOBIBLIOGRAFIA DO AUTOR Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco foi um dos maiores escritores portugueses do século XIX, sendo um autor que viveu uma vida tipicamente romântica. Sofreu ao longo da existência toda a sorte de vicissitudes começando por seus problemas familiares causadores de suas crenças nas idéias de desgraça e fatalidade. Teve uma vida amorosa igualmente atribulada ecompletamente passional devido ao seu caráter instável que serviu de base e inspiração para suas obras. Um dos muitos casos notórios de sua vida passional ficou demonstrado no rapto de Ana Plácido, mulher casada que foge com Camilo. Os dois acabam sendo encontrados e levados a um julgamento que causou grande consternação a sociedade portuguesa da época devido ao caráter romântico do caso. Camiloescreveu mais de duzentas e sessenta obras predominantemente românticas, mas que, no entanto, já apresentava traços realistas devido a críticas, sátiras, explicações e análises de personagens. Suas obras são notavelmente marcadas por traços autobiográficos. Camilo Castelo Branco também foi jornalista, crítico, cronista, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor.
* 14. minuciosas da realidade. Temascomo o adultério passam a ser explorados. A linguagem torna-se mais popular. Na novela passional Amor de Perdição, o amor funciona como uma espécie de destino e de fatalidade que domina e orienta tanto o a vida quanto a morte das personagens que passam a seguir cegamente os seus impulsos amorosos. Não podemos esquecer que a novela se enquadra no período literário do Romantismo apresentando-se comoótimo exemplo de literatura da época.
* 15. O amor é o tema central. Apresenta-se desenfreado, profundo, além das forças e dos limites, trazendo consigo o sofrimento por chocar-se frontalmente com as necessidades e convenções sociais. A paixão passa a justificar toda sorte de condutas, até mesmo o enlouquecimento num tom profundamente trágico e passional. Existe toda uma luta por parte daspersonagens para alcançar a felicidade amorosa, que em contrapartida apresenta-se em vão contra a sociedade injusta da época. A ideia de que o sentimento deve sobrepor-se a razão é levada até as ultimas conseqüências nesta história. A presença de “mártires do amor” demonstra a angustiosa procura pelo sofrimento como razão de viver, característica marcadamente ultra-romântica. O casal luta, sofre todoo tipo de provação onde permanece a ideia de que o amor só será conquistado através do sofrimento e da morte.
* 16. As personagens possuem a consciência de que não deveriam se apaixonar, porém não conseguem abdicar de sua paixão. Enfrentam tudo e todos mesmo quando a felicidade apresenta-se cada vez mais longínqua até que o destino realmente lhes fala mais alto. Chegando a morte, ocorretambém a sublimação do amor das personagens através dela. O destino trágico do protagonista já nos é apresentado pelo autor logo na introdução do livro: “Amou, perdeu-se e morreu amando”. Funcionou como uma espécie de Romeu e Julieta lusitano (apresentando vários traços Shakespereanos, como o drama de Romeu e Julieta, a obra focaliza dois apaixonados que têm como obstáculo para a realização amorosa arivalidade entre as famílias.) muito bem recebido pela sociedade portuguesa da época..
* 17. O próprio autor justifica o sucesso de seu romance: “Rapidez das peripécias, a derivação concisa do dialogo para pontos essenciais do enredo, a ausência de divagações filosóficas, a lhaneza de linguagem e o desartifício das locuções”. VEROSSIMILHANÇA Com relação ao período literário é evidente averossimilhança com o Romantismo pela obra apresentar todas as características predominantes deste movimento. No que toca a realidade da época em que foi escrita, também apresenta todos os dados constituintes daquela sociedade além de datas, locais, acontecimentos precisos e transcrevendo documentos para dar autenticidade. Já no que condiz a própria história também podemos encontra veracidade por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amor de perdição
  • Amor de Perdição
  • Análise do livro: amor de perdição
  • livro amor de perdiçao de camilo castelo branco
  • Romantismo em portugal, camilo castelo branco, amor e perdição
  • Teresa e mariana: a dualidade romântica em "amor de perdição" de camilo castelo branco
  • Livro: Amor de Perdição-Camilo Castelo \brsnco
  • Análise da obra: amor de salvação de camilo castelo branco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!