Amngiosperma

548 palavras 3 páginas
Morfologia e Anatomia das Angiospermas Eliezer de Oliveira Germinação das sementes: O principal processo de germinação de sementes é a embebição (entrada de água). Há um aumento do volume da semente e o tegumento se rompe. A planta em crescimento O crescimento em comprimento da planta depende da atividade dos meristemas apicais.
Meristema Apical Caulinar
Meristema Apical Radicular Os tecidos primários das angiospermas A partir dos meristemas apicais formam-se os meristemas primários, que são:
Protoderme: origina epiderme.
Meristema fundamental: origina,os tecidos fundamentais - parênquima, colênquima e esclerênquima.
Procâmbio: origina o sistema vascular primário - xilema e floema. Protoderme Epiderme: geralmente uniestratificada, células justapostas, achatadas, aclorofiladas e com grande vacúolo. Toda epiderme é revestida de cera ou cutina. Especializações da epiderme:
Estômatos:
Tricomas:
Pêlos:
Acúleos:
Espinhos: Função: Transpiração e trocas gasosas. Função: Evita a perda de água, secretores de óleo, enzimas digestivas ou urticantes Tricomas Urticantes Tricoma ramificado Tricomas secretores Função: absorver água e sais minerais do solo Função: Proteção contra pedradores. Raiz, caule, ramo ou folhas modificadas. Servem para proteção, garras ou contra a desidratação. Meristema fundamental Tecidos Fundamentais:
Parênquima
Colênquima
Esclerênquima Parênquimas: são tecidos formados por células vivas que desempenham várias funções, como preenchimento de espaço, assimilação e reserva.
Parênquima Cortical ou Medular
Parênquima Clorofilados ou Clorênquimas
Parênquima aquífero
Parênquima Aerífero ou Aerênquima
Parênquima Amilífero Parênquima Cortical ou Medular:Função de preenchimento de espaço. Parênquima Clorofilados ou Clorênquimas: função de assimilação, formados por células clorofiladas, são responsáveis pela fotossíntese. Parênquima aquífero: função de reserva de água. Ocorre em plantas que vivem em ambientes secos ou salinos. Parênquima Aerífero

Relacionados