amistad

Páginas: 3 (632 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013
Amistad

O ano era 1839, e o filme baseado na história real de negros africanos traficados pelo navio espanhol La Amistad. 

Próximo à costa cubana, Cinqué consegue se libertar das correntes ecom a ajuda de outros africanos, ocupam todo o navio e matam a tripulação, deixando apenas dois espanhóis vivos, para que estes os levassem de volta para África. Os espanhóis temendo por suas vidasquando chegassem em terras africanas, mudaram a rota e direcionaram La Amistad para os Estados Unidos da América, onde novamente os negros foram aprisionados e tornaram-se também réus em um dosjulgamentos mais comoventes sobre a questão da escravidão. 

Sem conseguirem se comunicar com os africanos, os americanos iniciariam o julgamento embasando-se na morte da tripulação do navio. Porém, aprisão dos negros tornou-se um problema de grandes proporções, envolvendo o tratado dos oceanos entre Estados Unidos e Espanha (1795), onde a coroa espanhola alegava direito de propriedade sobre osescravos, a marinha americana querendo compensar ‘prejuízos’ de combate para justificar a posse do navio e todo seu carregamento, e os dois espanhóis sobreviventes, tentando tirar vantagem da situação, tambémentraram na luta pela ‘mercadoria’ do navio. Todos alegavam direitos sobre os escravos, além dos muitos movimentos abolicionistas e de direitos humanos que já haviam se formado no país, e queclamavam pela liberdade dos prisioneiros e a reintegração às suas terras de origem. Mas como é possível defender pessoas com as quais não existe um canal de comunicação? 

Assim o fez o advogado RogerBaldwin, que apresentou o inventário da carga do navio que provava a origem dos prisioneiros como sendo de Serra Leoa, e adquiridos através do tráfico de escravos. Foi um passo importante mas não garantialiberdade aos prisioneiros, pois uma questão política insurgia e o receio de uma Guerra Civil estimulada pelo desenrolar do julgamento, fez com que o Poder Executivo designasse um novo juiz para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amistad
  • Amistad
  • AMISTAD
  • Amistad
  • Amistad
  • Amistad
  • Amistad
  • Amistad

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!