amistad - breve resumo

Páginas: 6 (1322 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO


AMISTAD -Trata-se de um filme, baseado em fatos reais, que relata que relata a historia de navio negreiros que foi interceptado pelas forças dos estados unidos. Esse navio tinha como tripulantes vários negros que haviam sido capturados na África e estavam sendo levados como escravos para a Espanha.
Durante o percurso, estes povos conseguiram se libertar das correntes edominaram e mataram seus algoz, ou grande parte destes.
Neste breve resumo tentaremos evidenciar o Etnocentrismo, onde cada grupo privilegia sua cultura grupal em detrimento do outro; o Relativismo, que vê as coisa como realmente são, tirado delas tudo aquilo que pode ser aproveitado, sem traduzi-las como boas ou más, como inferiores ou superiores. Buscando apenas aquilo que pode ser útil paraaprimorar sua cultura; verificando ainda que o Determinismo Biológico e o Determinismo Geográfico em nada influem no contexto cultural dos povos.







O filme hora em estudo trata-se de um filme que relata a historia de um navio negreiro que por volta do ano 1839 foi resgatado pelas forças dos Estados Unidos da América.
Baseado em fatos reais, a presente historia tem inicio no continenteafricano, onde dezenas de homens foram capturados e levados para esse navio denominado de LA AMISTAD que pertencia a coroa espanhola, seus tripulantes, homens cruéis tornaram a vida africanos um verdadeiro tormento, tratando-os como se fossem animais selvagens e não pessoas dignas de tratamento igualitário. No transcorrer de sua viagem macabra, os Africanos conseguiram soltar as correntes que osaprisionavam nos porões daquele navio, e após grande luta sangrenta mataram parte de seu algoz e passaram a liderar a situação.
A tentativa a Priore seria retornar para a África, mas por falta de conhecimento de navegação, forçavam os sobreviventes a rumarem para aquele país, mais tudo foi inútil, passaram vários meses rodando pelo mar e não conseguiram chegar a sua terra natal.
Após seis meses aderiva, estes foram resgatados e aprisionados pela marinha costeira dos Estados Unidos da América, para onde foram levados como prisioneiros, acusados de assassinato.
A partir dai, começa o sofrimento daquele povo, que tratados de forma discriminatória, foram levados a jure para responderem por assassinato e outros crimes. Dai começa a “saga do AMISTAD”. Inicialmente, a primeira dificuldade dosafricanos passa pela língua, que por ano falar inglês não tinham como se defender. Porem, um grupo de abolicionistas penalizados com tal situação resolve tomar a frente e passam a defendê-los nos tribunais.
Buscaram ajuda, contrataram advogado, mesmo assim, o choque cultural ainda fazia a diferença, pois a linguagem não era conhecida pelos seus defensores, em principio, não avia tradutor paratransmitir um dialogo justo para defesa, ficaram inicialmente trabalhando sobre hipóteses, mais corriam em círculos, ate que em busca pelas ruas conseguiram encontrar um africano que conseguiu se tornar livre e passou a fazer parte do exercito americano. Este homem se despois a ajudar como interprete. Dessa forma, começou a engendrar a defesa daquele povo.
Aquele povo agora começava a ter uma historiacontada de fato, passaram a ter uma defesa mais legitima, no entanto, com uma manobra do poder, em verdadeiro desrespeito a cultura dos africanos conseguiram trocar o juiz e o corpo de jurados para terem a chance de condená-los.
Depois de longos meses de sofrimento, tanto cultural, intelectual e físico foi-lhes dada a absolvição das acusações. Para o juiz aquele povo não era algoz e sim vitima detodas as atrocidades a eles dedicadas.
No decorrer do julgamento foi mostrada a verdadeira historia daqueles “escravos”, apresentou-se naqueles momentos que eram povos que tinham uma cultura, uma historia e um legado em seu país, fatos que ate então tinham sido negados, tratavam-nos com degradados, animais sebosos, porcos, negros imundos. Não os tratavam como homens como o eram, como seres...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Amistad
  • Resumo sobre o filma Amistad
  • amistad resumo filme
  • Resumo do filme amistad
  • BREVE RESUMO
  • Resumo do filme "amistad"
  • Resumo do Filme Amistad
  • Resumo do filme amistad.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!