aminoacidos enssenciais

877 palavras 4 páginas
faculdade anhanguera

Aminoácidos essenciais e não Essenciais

Jaime Jair Ramos Orellana RA: 9093453122 Materia BIOQUIMICA

sâo Bernardo do Campo

Aminoacidos essenciais e nao essenciais

Quimicamente os aminoacidos sao pequenasmoleculas, que ao agrupar-se, formam as proteinas. estas, por sua vez sao em nutrientes indispensavel do seu tamanho, desempenho diversas funoes, nomedamente:fucoes plasticas, uma vez que sao constituintes dos tecidos e celulas, nomeadamente do tecido muscular estao presentes no nosso material genetico. sao constituites das hermonas pèpticas e de alguns neurotrasmissores, tem uma funcao reguladora, pois todas as enzimas do nosso organismo sao proteinas sao estimulates do sistema imunitorio, formado anticorpos.
Os aminoacidos, com base na forma como sao adquiridos, podem ser classificados em dois tipos assenciais ou nao enssenciais :

Aminoácidos Essenciais
Um aminoácido essencial é aquele que o organismo considerado (normalmente, o humano) não é capaz de sintetizar mas é necessário para o seu funcionamento.
O organismo humano é incapaz de sintetizar cerca de metade dos vinte aminoácidos comuns. Tem então de os obter através da dieta, pela ingestão de alimentos ricos em proteínas.
Os aminoácidos não essenciais são também necessários para o funcionamento do organismo, mas podem ser sintetizados in vivo a partir de determinados metabolitos.
Existem aminoácidos que são essenciais apenas em determinadas situações patológicas ou em organismos jovens e em desenvolvimento. A estes convencionou-se a designação "condicionalmente essenciais".

Relacionados