Aminoácidos essenciais de cadeia ramificada

Páginas: 6 (1414 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
GENILSON SARMENTO LINS JÚNIOR
LYDIA VANESSA NASCIMENTO ARAÚJO
MARINA PAULA DE SOUZA NOGUEIRA GOMES





















AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS DE CADEIA RAMIFICADA























Maceió, 2011
GENILSON SARMENTO LINS JÚNIOR
LYDIA VANESSA NASCIMENTO ARAÚJO
MARINA PAULA DE SOUZA NOGUEIRA GOMES















AMINOÁCIDOSESSENCIAIS DE CADEIA RAMIFICADA NA ATIVIDADE FISICA





Síntese apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Metodologia Cientifica do 1º período do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação do professor José de Souza Leão.












Maceió, 2011
SUMÁRIOINTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------4

REVISÃO DE LITERATURA------------------------------------------------------

PROBLEMA-----------------------------------------------------------------------------7

HIPÓTESE-------------------------------------------------------------------------------7JUSTIFICATIVA-----------------------------------------------------------------------7

OBJETIVOS-----------------------------------------------------------------------------8

Objetivo Geral---------------------------------------------------------------------------8

Objetivos Específicos-------------------------------------------------------------------9

MÉTODOS-------------------------------------------------------------------------------10BIBLIOGRAFIA----------------------------------------------------------------------- 11


















INTRODUÇÃO


Aminoácidos são as unidades básicas da composição de uma proteína, existem cerca de 300 aminoácidos sendo só 20 deles de origem protéica. Em humanos saudáveis, dez aminoácidos são considerados essenciais, uma vez que não podem ser sintetizados endogenamente e,portanto, devem ser ingeridos por meio da dieta. Dentre os aminoácidos essenciais, se incluem os três aminoácidos de cadeia ramificada  (ACR), ou seja, leucina, valina e isoleucina (MARCHINI et al., 1998)
O conhecimento das características e funções de cada aminoácido é essencial para que, através de sua especificidade, ocorra distinção a fim de facilitar uma proposta nutricional individualizadabaseada nos requerimentos diários destes nutrientes.
Os aminoácidos são unidades fundamentais para o funcionamento do organismo, pois são substratos para fornecimento de energia e biossíntese de outros aminoácidos, nucleotídeos, hormônios, proteínas, fosfolipídios, ácidos graxos e ainda como precursores de outros compostos que contenham nitrogênio (ROGERO, 2007).
O uso de aminoácidosde cadeia ramificada (leucina, isoleucina, e valina) tem se difundido largamente entre os praticantes de atividades motoras, tornando-se objeto de estudo para vários pesquisadores, sendo proposto que a suplementação desses aminoácidos promove aumento da resistência ao esforço físico prolongado (MARQUEZI, 1997).
Em indivíduos adultos, ACR são relevantes para a manutenção da proteína corporalalém de ser fonte de nitrogênio para a síntese de alanina e glutamina. Existem evidências demonstrando o papel fundamental dos ACR – especialmente a leucina – na regulação de processos anabólicos envolvendo tanto a síntese quanto a degradação protéica muscular. Além disso, ACR apresentam potenciais efeitos terapêuticos, uma vez que esses aminoácidos podem atenuar a perda de massa magra durante aredução de massa corporal; favorecer o processo de cicatrização, melhorar o balanço protéico muscular em indivíduos idosos, e propiciar efeitos benéficos no tratamento de patologias hepáticas e renais (SHIMOMURA et al. 2006, TOM, NAIR; 2006)
A compreensão de todo o metabolismo, ação e quantidade dos aminoácidos são importantes para direcionar sua aplicação efetiva visando a manutenção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aminoácidos de cadeia ramificada
  • Propriedades nutricionais e mecanismos de ação dos aminoácidos de cadeia ramificada
  • Aminoácido essencial
  • Aminoácidos essenciais
  • Aminoacidos essenciais
  • Aminoácidos essenciais
  • Aminoácidos essenciais e não essenciais
  • Suplementação de Amiinoácidos de cadeia Ramificada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!