Amilografia

777 palavras 4 páginas
PRÁTICA 2 – AMILOGRAFIA

I – OBJETIVOS:


Familiarizar-se com a técnica de análise e com o equipamento (amilógrafo); fazer a leitura e interpretação dos amilogramas.

II – MATERIAIS E MÉTODOS:


Amidos comerciais de milho ou mandioca.

A –EQUIPAMENTOS, REAGENTES E VIDRARIAS




Amilógrafo Brabender
Balança semi-analítica
Vidrarias e utensílios diversos

B – PROCEDIMENTO (Método modificado de AACC 22-10, 1995)
1. Pesar de 20 a 50g de amido (irá depender do tipo de amido; é recomendável fazer um ensaio antes) na base de 14% de umidade.
2. Colocar 450ml de água destilada em um copo.
3. Adicionar aproximadamente 2/3 da água ao amido, a fim de preparar uma suspensão de 8-10% de amido em água (novamente a depender da fonte do amido) e agitar continuamente com um bastão de vidro.
4. Transferir a suspensão para o vaso do amilógrafo, lavando o resíduo da suspensão com o restante da água, e acoplar o vaso ao aparelho.
5. Ajustar a caneta do registrador na linha referente ao “zero” de viscosidade (no gráfico).
6. Verificar e anotar a temperatura da suspensão antes de iniciar o teste, baixar a alavanca de controle do termostato e ligar o aparelho, iniciando o aquecimento.
O CONTROLE DA TEMPERATURA É BASEADO NO TEMPO DECORRIDO DO TESTE, EM
MINUTOS, A PARTIR DA CALIBRAÇÃO DO APARELHO (ALTERAÇÃO DA TEMPERATURA A
1,5°C / MINUTO).

1

7. Com base nesta variação e na temperatura inicial da suspensão, calcular o tempo necessário para a temperatura atingir 95°C. Decorrido este tempo, a justar a alavanca de controle do termostato para a posição central, a fim de manter a temperatura constante (em 95°C) por 20 minutos. É conveniente verificar e anotar novamente a temperatura da pasta neste ponto (será a temperatura máxima atingida no teste).
8. Ajustar a alavanca do termostato para cima, a fim de iniciar o resfriamento, e deixar por mais 30 minutos (tempo que deverá ser suficiente para baixar a temperatura até 50 °C). Ao final deste

Relacionados

  • Visita ao CERTREM
    1644 palavras | 7 páginas
  • Diversos
    35781 palavras | 144 páginas