amigo imaginário

Páginas: 2 (492 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
 Santa Casa Da Misericórdia De Lisboa
Centro De Educação, Formação e Certificação

Importância do Amigo Imaginário no desenvolvimento da criança

O amigo imaginário é uma personageminvisível, que a criança aponta em conversa com outros ou com quem brinca diariamente. Surge habitualmente na idade pré-escolar por volta dos 3/4 anos , por vezes a criança associa o AI a um brinquedosignificativo ou a um animal de peluche, quando lhe é atribuída uma personalidade estável.
Os amigos imaginários desempanham um papel diário na vida fantasiada da criança e rapidamente são incluídosna dinâmica familiar. Os AI surgem porque proporcionam diversão,aceitam todas as brincadeiras, regras e o mais aliciante é permitirem que a criança ganhe sempre o jogo, e que seja ela sempre a mandarnas brincadeiras.
O AI permite ainda à criança sentir-se competente e ensaiar a interação. Os meninos criam os AI competentes, fortes, poderosos, semelhantes a super-homens. Eles encarnam aspersonagens que fantasiam, considerando-se o Super-homem, o Zorro, o Homem-aranha, etc. As meninas criam-nos incompetentes para que possam praticar aquilo que socialmente se espera do sexo feminino, ajuda,compreensão e proteção, desempenhando assim o papel de cuidador na relação.
Esta imaginação é muito útil evitando a culpa, a crítica e a possibilidade de manutenção de auto-estima. Culpar o AI permiteidentificar as expetativas parentais e possibilitar uma maior consciencialização daquilo que é o correto ou não.
Quando a criança fala com o pai ou a mãe sobre o” amigo”, é preciso entar nabrincadiera, pois negar a existência pode magoá-la. Os amigos imaginários devem ser bem aceites, porque no ponto de vista cognitivo, a imaginação é um sinal muito importante do pensamento complexo nestaidade, ao decorrer do terceiro ano de idade, a capacidade que a criança tem de separar a realidade dos seus desejos ainda não está bem desenvolvida, assim sendo possível desfrutar de um relacionamento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amigos imaginários
  • Amigo imaginário
  • amigos
  • AMIGO
  • Amigo
  • amigo
  • amigo
  • Amigos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!