Amido

Páginas: 3 (730 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
INTRODUÇÃO

O amido (C6H10O5)n é um polissacarídeo que constitui uma das principais substâncias de reserva das plantas. Ao longo da evolução tem sido usado não somente como reserva para a própriaplanta, mas também como uma das mais importantes fontes de energia para os níveis subseqüentes da cadeia alimentar nos ecossistemas (Zeeman et al.2004). Seu tamanho pode estar compreendido entre 20 a150 micrômetros de diâmetro e forma-se dentro dos leucoplastos, embora a síntese orgânica seja feita nos cloroplastos.
Nos cloroplastos, o amido é produzido durante o período fotossintético, sendorapidamente metabolizado durante o período noturno (Beck & Ziegler 1989).
Os amiloplastos são encontrados em vários tecidos e órgãos não fotossintetizantes como parênquima de raízes e caules,tubérculos, endosperma ou cotilédones de sementes. Dependendo da origem, o amido possui diferentes proporções de amilose e de amilopectina (Amaral 2007).
Podem ocorrer nas sementes (milho, arroz, trigo,feijão etc.), raízes (mandioca) ou caules (batata inglesa). Ao absorver iodo, adquire uma coloração escura característica, que desaparece por aquecimento e volta por resfriamento. O amido é insolúvel emágua fria e pouco solúvel em água quente. Sua hidrólise em presença de ácido dá origem à glicose, com formação intermediária de dextrinas (polissacarídeos) e maltose. A hidrólise se consegue por meio domalte (cevada germinada), que possui a enzima chamada amilase (ou diástase). No organismo humano a hidrólise ou desdobramento do amido principia na boca, sob ação da amilase que existe na saliva (aptialina), e prossegue no estômago com a amilase do suco pancreático (Costa 2007).










OBJETIVOS

Identificar e visualizar em células vegetais de reserva os compostos químicos.Conhecer as estruturas do amido e suas respectivas funções.
Ilustrar e representar com desenho feito à mão as estruturas visualizadas.
Identificar o formato da molécula do amido quando corada com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AMIDO
  • AMIDO
  • amido
  • Amido
  • Amido
  • Amido
  • Amidos
  • amido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!