America platina

Páginas: 8 (1959 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013




Trabalho de historia



ProfºMiron




Lucas Rufino




Nº12



8ºB



























Indice

1-Introdução

2-Capitulo-Surgimento de uma Potencia nas Américas - os Estados Unidos

2.1-Grande Marcha para o Oeste

2.2-Guerra da Secessão

2.3-Consequencia da Guerra da Secessão2.4-Vitotia do norte

3-Capitulo-Brasil: da Monarquia a Republica da Espada

3.1-Economia no segundo reinado

3.2-Novas fazendas, mais trabalhadores

3.3-Moderno e velho

3.4-Guerra do Paraguai

3.5-Crise monárquica e proclamação da republica

















Introdução


Neste trabalho falaremos sobre Surgimento de uma Potencia nasAméricas-os Estados Unidos,Grande Marcha para o Oeste,Guerra da Secessão,Consequencia da Guerra da Secessão,Vitotia do norte,Brasil: da Monarquia a Republica da Espada,Economia no segundo reinado,Novas fazendas, mais trabalhadores,Moderno e velho,Guerra do Paraguai e Crise monárquica e proclamação da republicaCapitulo

Surgimento de uma Potencia nas Américas - os Estados Unidos





































Grande Marcha para o Oeste
Após sua independência, a jovem nação norte-americana atraiu muitos imigrantes, principalmente ingleses e irlandeses. Eles migravam porque a América do Norte- ate então pouco explorada – oferecia-lhes possibilidades deenriquecimento e garantia de liberdade religiosa e politica.
Essa grande leva de imigrantes que chegou aos estados unidos aumentou consideravelmente o numero de habitantes do territorio: de 5 milhoes em 1800, saltou para aproximadamente 23 milhoes em 1850.
a tendencia daqueles que chegavam era fixar-se nas terras localizadas mais no interior do continente,na direçao oeste. Isso fez com que oterritorio das antigas treze colonias se expandisse. Esse processo ficou conhecido como a grande marcha para o oeste.
Essa ocupaçao do oeste foi um fato decisivo para a constituiçao da naçao e do territorio dos estados unidos, quando as autoridades governamentais do pais passaram a incentivar o seu povoamento.
A expansao territorial em direçao ao oeste, durante o seculo XIX,foi um dos episodeosmais marcantes da historia dos estados unidaos, pois contribuiu para que o pais se tornasse um grande territorio e,com o tempo,uma superpotencia.
O governo dos EUA acompanhava a invasao das novas terras, que ate então pertenciam a outros países, incentivando-a e apoiando-a





























Guerra da Secessão
Apesar da aceleraçao do crescimento economico,em meados do seculo XIX ainda era perfeitamente possível identificar um forte contraste no pais. Enquanto na regiao norte e oeste predominavam a pequena propriedade agricola,as atividades comerciais e fabris, no sul ainda predominava a plantation. A mao de obra ingressaram no pais entre 1830 e 1860, mesmo depois de o trafico de escravos ter sido proibido.
Segundo os historiadoes,essascaracteristicas tornaram a regiao sul bem diferente da norte,ate mesmo no que diz respeito aos costumes e a forma de pensar. Isoo, aliado a um jogo de interesses politicos, acabou criando uma grande rivalidade entre as duas regioes.
Como na regiao norte se desenvolveu uma economia baseada no comercio, os comerciantes dessa regiao desejavam que seus produtos fossem consumidos no mercado norte-americano,quepo sua vez estava repleto de produtos importados da Europa. Os nortistas, visando favorecer seus negocios,desejavam que os produtos importados tivessem um custo mais alto que os nacionais e pagassem impostos da Europa, mais caros eles seriam para o consumidor, que acabaria comprando o produto mais barato, ou seja o nacional.
Já os habitantes do sul, que não contavam com tantas fabricas em sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • América platina
  • América platina
  • América andina e América platina
  • A america platina
  • América andina e américa platina
  • América Andina e Platina
  • América Platina: Pequeno resumo
  • América Andina e Platina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!