America_Central

837 palavras 4 páginas
América Central

Ela é dividida em duas porções de acordo com seu aspecto natural, são a chamada América Insular e Ístmico.
A região Insular abriga os países que fazem parte das ilhas do Caribe, já a região ístmica liga a América do Norte a América do sul.
Sua localização é estratégica, pois liga ambas as Américas, tornando-se uma rota de passagem tanto de pessoas como de mercadorias, mas infelizmente tambem de drogas e imigrantes ilegais que tentam o sonho americano.
A população da região ístmica concentra-se em grande parte na região que faz “fronteira” com o pacífico, isso porque a região do atlântico foi tomada pelos grandes latifundiários, logo a região de grandes populações concentra a camada mais pobre desses países. Os grandes latifúndios produzem produtos de exportação, tais como café e banana. Já a população que vive na região voltada para o pacífico produz alimentos para subexistência, como milho e feijão.
Formado por poucos rios, devido a pequena extensão da região e, pelo tamanho pequeno dos países. Com isso os países da América Central tem pouco potencial hidrelétrico.

Características gerais:

Dependência econômica da agroexportação: a principal fonte de renda desses países é a agricultura (plantation). Vivendo principalmente da exportação. Dentre os alimentos exportados o que ganha em disparada é a banana.
Os países dessa região são muito dependentes dos Americanos (norte americano- Estados Unidos da América), e isto não é algo novo. Durante o século XIX, mais precisamente por volta de 1823:
“Julgarmos propícia esta ocasião para afirmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia […] (Mensagem do Presidente James Monroe ao Congresso dos EUA, 1823)”
A frase que resume a doutrina é: "América para os

Relacionados

  • América central
    1498 palavras | 6 páginas
  • Republica Dominicana
    1578 palavras | 7 páginas