Amenorréias

Páginas: 9 (2246 palavras) Publicado: 10 de março de 2013
Tutorial 1 (dia 22/2/13)
Parte 1
Paciente de 23 anos, nuligesta, casada há cinco anos e sem uso de método anticoncepcional há 2 anos, com atrasos menstruais freqüentes nesse período. Apresentando amenorréia de três meses, fez teste da progesterona e acusou positivo. Uma ultrassonografia pélvica feita no 5º dia pós-menstrual mostrou inúmeros cistos foliculares 7 em ambos os ovários. É sedentáriae, após o casamento, vem ganhando peso. Tem desejo em engravidar. Exames laboratoriais prévios mostraram dislipidemia mista e glicemia de jejum igual a 114 mg/dl. Já apresentou também picos hipertensivos, mas não usa nenhuma medicação para controle da pressão arterial. Mãe é diabética, pai é hipertenso e cardiopata. Ao exame físico: peso 88 kg, estatura 160 cm, cintura 100 cm, presença deacantose nigrans em pescoço e axilas, PA 144 x 96 mmHg. Presença de pêlos em excesso (face, periareolar, inter-mamilar, raiz de coxa) com índice de Ferriman- Gallwey: 15 e presença de acnes em face e dorso. Palpação da tireóide normal.
Perguntas:
1) Resuma objetivamente os acontecimentos hormonais a nível ovariano durante o ciclo menstrual.
FASE FOLICULAR: O FSH e o LH aumentam e estimulam odesenvolvimento folicular. Nessa fase o folículo produzirá estradiol e inibina B. Resumindo: o estradiol sobe e a inibina B também.
* Nele mesmo o estôgenio “potencializará” o FSH, mas o aumento de estrogênio diminuirá o FSH, que para os outros folículos significará atresia.
FASE OVULATÓRIA: O estradiol, depois de atingir seu pico no fim da fase anterior, começa a cair. O LH começa a subir porestimulação do estradiol e estimula a produção de progesterona, o que também o estimula e ele atinge seu pico. Resumindo: o estradiol diminui (termina o pico) e a progesterona começa a subir.
* A progesterona um pouco elevada estimula o LH, muito aumentada, inibe.
FASE LÚTEA: A progesterona aumenta até 6 a 8 dias depois do pico anterior de LH, depois disso, se não houver fecundação e gestação,começa a cair. O estradiol sobe um pouco e depois cai. E inibina B é produzida. Resumindo: A progesterona, estradiol e inibina B sobem até a metade dessa fase e decrescem depois.
* Esse decréscimo final de progesterona, estradiol e inibina B que estimulam o aumento de FSH e o inicio de um no ciclo.

2) Especifique e explique sucintamente o princípio fundamental do desenvolvimento folicular.
Odesenvolvimento folicular é um processo contínuo e dinâmico onde ocorre a maturação de um folículo ovariano para a ovulação. O processo ocorre durante a infância pré-puberal, gestação, ciclos ovulatórios, com uso de anticoncepcional e perimenopausa, ou seja, só se encerra quando as reservas ovarianas chegarem ao fim.
Divide-se em duas fases principais. A primeira não depende de gonadotropina(fase pré-antral) e a segunda depende (fase antral).
FASE PRÉ-ANTRAL:
* Folículo Primordial: oócito no estágio de prófase I meiótica com uma camada de células da granulosa.
* Folículo Primário: oócito com duas ou mais camadas de granulosa.
* Folículo Pré-antral: oócito envolto pela zona pelúcida, que o separa das camadas granulosas.
FASE ANTRAL:
* Folículo Antral: Produção delíquido folicular que se acumula entre a granulosa.
* Antro: aumenta a produção de líquido.
* Folículo de Graaf: pré-ovulatório, máxima contenção de líquido e as células que circundam a granulosa passam a se chamar cumulus oofurus.

3) Diante do caso acima especifique os fatores etiológicos.
Amenorréia, cisto folicular, ganho de peso, dislipidemia mista, hiperglicemia, picos hipertensivos,acantose nigrans, hipertensão, acne e hirsutismo.
Amenorréia gonadal causada pela síndrome dos ovários policísticos. O quadro clássico da doença é: irregularidade menstrual, hirsurtismo, acne, obesidade central e resistência à insulina.
Outra possibilidade poderia ser amenorreia hipotalâmica por síndrome de Curshing. Por causa da dislipidemia mista e os pico hipertensivos.
4) Expõe os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • amenorreia
  • Amenorreia
  • amenorreia e osteoporose
  • AMENORREIA PRIMARIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!