AMENIZANDO A CRISE EDUCACIONAL: APLICANDO O PROEMI

1587 palavras 7 páginas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Especializados

ISMAEL MOREIRA JARDIM – JULIANA PEIXOTO PIMENTEL

AMENIZANDO A CRISE EDUCACIONAL: APLICANDO O PROEMI

Porto Alegre
2012/2
ISMAEL MOREIRA JARDIM – JULIANA PEIXOTO PIMENAL

AMENIZANDO A CRISE EDUCACIONAL: APLICANDO O PROEMI

Trabalho entregue a professora Nalú Farenzena, responsável pela disciplina de caráter obrigatório, EDU03322 – Políticas da Educação Básica, turma C, do curso de Letras.

Porto Alegre
2012
1 – Justificativa

Em maio de 2012, foi vinculado na mídia a iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em ampliar o currículo alternativo do ensino médio publico para tirá-lo da crise. Tal reportagem aponta que desde 1999 a taxa de reprovação tem se apresentado, cada vez mais, elevada, segundo dado do INEP. A iniciativa do MEC, juntamente com a oportunidade da disciplina Politicas da Educação Básica, levou-nos ao estudo da política que será aplicada, chamada Ensino Médio Inovador (PROEMI). O projeto possui, de fato, ótimas propostas (as abordaremos na seção que reservamos para falar do projeto) que podem tirar o ensino médio atual da crise em que se encontra. Nossa escolha é influêncida por fatores que nos são pertinentes, uma vez que é uma crise que nos afetou, inclusive.

2 – Objetivo da projeto Nossa proposta é analisar quantos órgãos aderiram a esse projeto e como ele atua nas esferas que focaliza. Outro de nossos objetivos está no fato de saber se na implementação desse projeto, isso se dá de uma forma (a) lato ou (b) stricto sensu, uma vez que, ao se tratar de um projeto que visa melhorias no ensino médio público, pressupomos que seja em ambos os sensu, pois se trata de uma inciativa a uma área definida da educação pública, ou seja (b); e, por ser pública, deve abarcar todas

Relacionados