Amebíase

Páginas: 2 (483 palavras) Publicado: 8 de junho de 2015

Amebíase






Colégio Santa Clara.
Turma: 2001.
Alunos: Bryan Willians (n°1)
Eric Farias (n°6)
Julia Menezes (n°13)
Karina Ribeiro (n°16)Luíza Rafaelle (n°19)
Mariana Oliveira (n°22)

Amebíase
A amebíase é uma infecção parasitária que acomete o intestino. Ela é bastante comum em áreas do mundo onde o saneamento básico édeficiente, permitindo que alimentos e água sejam expostos à contaminação fecal.
Amebíase é causada pelo parasita Entamoeba histolytica, que entra no organismo principalmente por meio da ingestão deágua ou comida contaminadas. Esse parasita também pode entrar no corpo por meio do contato direto com a matéria fecal. 

Contaminação
É direta, não envolvendo um vetor. Ocorre pela ingestão de cistos,forma de resistência dos protozoários, adquirida como maneira de proteger-se de condições desfavoráveis do ambiente) juntamente com água e alimentos contaminados. 

Passam pelo estômago, resistindo àação do suco gástrico, chegam ao intestino delgado, onde ocorre o desencistamento, de onde migram para o intestino grosso onde se colonizam. Em geral ficam aderidos à mucosa do intestino, alimentando-sede detritos e bactérias. Em determinadas condições, invadem a mucosa intestinal, dividindo-se ativamente no interior das úlceras e podem, através da circulação porta, atingir outros órgãos. A liberaçãode sangue juntamente com as fezes é consequente da ruptura de vasos sanguíneos da mucosa intestinal. 
Sintomas de Amebíase
A maioria das pessoas com amebíase não manifesta sintomas. Quando elessurgem costumam aparecer de sete a dez dias após a exposição ao parasita.
Sintomas leves de amebíase
Cólicas abdominais
Evacuação de fezes pastosas com muco e sangue ocasional
Fadiga (sensação de cansaço)Gases em excesso
Dor retal durante evacuação (tenesmo)
Perda de peso involuntária
Sintomas graves de amebíase
Evacuação de fezes líquidas, às vezes com sangue
Evacuação de dez a 20 vezes por dia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • amebíase
  • amebíase
  • amebiase
  • Amebíase
  • Amebíase
  • AMEBIASE
  • Amebíase
  • Amebiase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!