Amebíase

Páginas: 12 (2965 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO

A amebíase é doença de distribuição ubiquitária, causada por uma das amebas que parasitam frequentemente o homem: a Entamoeba histolytica, importante problema de saúde pública que leva ao óbito anualmente cerca de 100.000 pessoas, constituindo a segunda causa de mortes por parasitoses. Apesar da alta mortalidade, muitos casos de infecções assintomáticas são registrados. No iníciodo século XX, estimava-se que cerca de 12% da população mundial portavam o parasito em seu trato intestinal, mas destes, somente 10% apresentavam sintomas da doença, Este elevado número de assintomáticos fez Brumpt, em 1925, sugerir a existência de outra espécie de ameba, E. dispar. Em 1977, a OMS assume a E. dispar como espécie infectando o homem. Esta nova espécie seria a responsável pela maioriadas infecções assintomáticas atribuídas à E. histolytica.

DEFINIÇÃO
A amebíase é uma infecção sintomática ou assintomática causada pela Entamoeba histolytica, um protozoário pertencente ao filo Sarcomastigophora, à classe Sarcodina, à ordem Amoebida e à família Entamoebibae, A E. histolytica se locomove e obtém alimentos com o auxílio de pseudópolis do tipo lobópodes, vive na luz dointestino grosso do hospedeiro, mas pode originar a forma invasiva da doença, ao penetrar a submucosa e alcançar órgãos como fígado, pulmões, cérebro.
Em cerca de 90% dos casos, a E.histolytica vive como comensal na luz do intestino do hospedeiro, o que resulta no quadro de infecção assintomática, prevalente na maioria dos casos. Atualmente os pesquisadores distinguem duas espécies consideradasmorfologicamente idênticas, mas geneticamente distintas: a Entamoeba histolytica, invasiva e patogênica e Entamoeba díspar, não patogênica, responsável principalmente pelas infecções assintomáticas.
Além dessas, outras espécies de ameba podem colonizar o intestino grosso do homem e nele viver em condições comensais, como a Entamoeba coli, Endolimax nana, Entamoeba hartmanni e Diantamoeba fragiles. Somenteem determinadas condições essas espécies podem ser consideradas patogênicas. Para diferenciar as espécies de amebas encontradas no intestino grosso do homem varias características são utilizadas, como: o tamanho e as características morfológicas dos cistos e trofozoítos, o número de núcleos presentes no cisto maduros, e o número e as formas das inclusões citoplasmáticas.
MORFOLOGIA ENTAMOEBAHISTOLYTICA
Tem 4 formas: trofozoíto, pré-cisto, metacisto e cisto
O trofozoíto mede de 20 a 40 micrômetros, só tem um núcleo, é pleomórfico, tem o citoplasma diferenciado em ectoplasma, que é claro e hialino, e endoplasma, que é granuloso e tem vacúolos e restos de substâncias alimentares. Se locomovem por pseudópodes, alimentam-se por fagocitose e pinocitose. Sua multiplicação é por divisãobinária.
O pré-cisto é uma fase intermediária entre o trofozoito e o cisto. Ele é oval, tem o núcleo igual ao do trofozoito e tem no citoplasma corpos cromatóides em forma de bastonetes.
Os cistos podem ser esféricos ou ovais, medem de 8 a 20 micrômetros de diâmetro, tem o cariossoma pequeno, apresenta 1-4 corpos cromatóides em forma de bastonetes e apresenta vacúolos de glicogênio no citoplasma.
Ometacisto é a forma multinucleada que emerge do cisto no intestino delgado, ainda no intestino delgado, o metacisto vai sofrer divisões e vai dar origem aos trofozoítos.

TRANSMISSÃO DA AMEBÍASE
Mecanismos de Transmissão Direta
Todos os seres humanos parecem igualmente suscetíveis á Entamoeba histolytica.
A transmissão direta, de pessoa a pessoa, realiza-se habitualmente por meio das mãossujas. Contaminadas com matéria fecal durante a higiene anal, depois das evacuações, as mãos podem reter cistos de amebas, sobretudo sob unhas.
Nessas condições os cistos permanecem viáveis, quando menos, por 5 minutos, se o paciente não lavar as mãos. Esse tempo pode prolongar-se até 45 minutos se as unhas forem longas e bem ajustadas ao hiponíquio, prevenindo a dessecação, que mata os cistos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • amebíase
  • amebíase
  • amebiase
  • Amebíase
  • AMEBIASE
  • Amebíase
  • Amebiase
  • Amebiase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!