Ameaças a diversidade biológica

Páginas: 12 (2992 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO
O conceito de diversidade biológica esteve inicialmente associado ao número de espécies que habitavam determinado espaço geográfico, sendo sinônimo de riqueza específica. Com o passar do tempo, a abundância dessas espécies no ambiente, a variação entre os organismos da mesma espécie, entre outros aspectos, foram somando-se ao conceito, alterando-o profundamente. Dessa forma, oconceito contemporâneo de diversidade biológica procura referir e integrar toda a variedade e variabilidade que encontramos em organismos vivos, nos seus diferentes níveis, e os ambientes nos quais estão inseridos.
Um meio ambiente bem conservado tem grande valor econômico, estético e social. Mantê-lo significa preservar todos os seus componentes em boas condições: ecossistemas, comunidades e espécies.O aspecto mais sério do perigo ambiental é a extinção das espécies. As comunidades podem ser degradadas e confinadas a um espaço limitado, mais na medida em que as espécies originais sobrevivam, ainda será possível reconstruir as comunidades.
Da mesma forma, a variação genética das espécies será reduzida se o tamanho da população for diminuído, mais estas podem ainda recuperar o potencial desua variação genética através da mutação, seleção natural e recombinação. Uma vez que a espécie tenha sido extinta, sua população não pode ser recuperada, a comunidade que ela habitava torna-se empobrecida e seu valor potencial para os seres humanos jamais poderá se realizar.

O que é Diversidade Biológica?
"Diversidade biológica" significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens,compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. (Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica).
Mais claramente falando, diversidade biológica, ou biodiversidade, refere-se à variedade de vida no planetaterra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos, e a variedade de funções ecológicas.
Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (eqüitabilidade) dessas categorias; e inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade),complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Biodiversidade inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes. 

Importância da diversidade biológica
Uma delas, equilíbrio na cadeia alimentar.  Os bens e serviços essenciais de nosso planeta dependem da variedade e variabilidade dosgenes, espécies, populações e ecossistemas. Os recursos biológicos nos alimentam e nos vestem, e nos proporcionam moradia, remédios e alimento espiritual. Os ecossistemas naturais de florestas, savanas, pradarias e pastagens, desertos, tundras, rios, lagos e mares contêm a maior parte da diversidade biológica da Terra.

Taxas de extinção
O termo “extinto” tem muitas nuances e seu significado podevariar dependendo do contexto. Uma espécie é considerada extinta quando nenhum individuo daquela espécie permanece vivo em todo o mundo.
Se os indivíduos de uma espécie permanecem vivos apenas em cativeiro ou em quaisquer outras situações controladas pelo homem, a espécie é considerada extinta. Uma espécie é considerada localmente extinta quando não é mais encontrada na área que habitouanteriormente, mais pode ser encontrada em algum lugar do meio ambiente selvagem.
Quando as populações são reduzidas ate o numero critico de espécimes, elas tendem a se extinguir. Em algumas populações, determinadas espécimes podem sobreviver por anos ou décadas e ate mesmo se reproduzir-se, mais seu destino final será a extinção.
É necessário também determinar os fatores que tornam uma população...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O QUE É DIVERSIDADE BIOLÓGICA?
  • diversidade biológica
  • A diversidade biologica
  • Invasões biológicas
  • convenção sobre diversidade biológica
  • Índice de diversidade biológica
  • Diversidade Biológica dos Protostomados
  • CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!