ambiguiddae

854 palavras 4 páginas
AMBIGUIDADE A ambiguidade pode ser entendida como a possibilidade de uma palavra ou até mesmo um grupo de palavras possuírem mais de um significado, podendo dessa forma, ser compreendida de diversas maneiras pelo receptor da mensagem. Na maioria dos casos, não se trata de um problema, porém uma segunda intenção, como em textos literários, publicitários e etc. A ambiguidade é um dos problemas que podem ser evitados na redação, pois quando algo que está sendo dito admite mais de um sentido compromete o entendimento do conteúdo.
Dentre outros fatores a ambiguidade pode ser polissêmica ou estrutural.
Ambiguidade polissêmica- é a existência de mais de um significado para uma palavra Exemplo: O cadáver foi encontrado perto do banco.
Aqui neste exemplo o elemento causador da ambiguidade é evidentemente a palavra banco, cuja pronuncia e escrita corresponde a dois sentidos completamente independentes. e a homonímia ( uma só forma e dois sentidos completamente diferentes) é a frequente raiz da ambiguidade.
Banco – estabelecimento bancário
Banco- assento para mais de uma pessoa, com ou sem encosto, sem braços típicos de jardim.
Ambiguidade estrutural é quando se cria uma dupla possibilidade de interpretação.
Exemplo: Pedro pediu a José para sair.
A ambiguidade aqui neste exemplo não tem nada a ver com palavras de duplo sentido, a expressão cria uma dupla possibilidade de interpretação: o verbo pediu tem um sujeito expresso, o infinitivo sair não tem sujeito explícito e pode ser referido tanto a Pedro quanto a José.Então poderíamos eliminar ambiguidade assim:
­- Pedro pediu permissão a José para sair um pouco.
- Pedro pediu a José que fizesse o favor de sair um pouco.
Uma serie de causas estruturais podem causar ambiguidade as mais comuns são:
Má colocação do adjunto adverbial:
Ex.: Crianças que recebem leite materno frequentemente são mais sadias.
As crianças são mais sadias porque recebem leite materno frequentemente? Ou são frequentemente mais

Relacionados