AMBIENTES VIRTUAIS DE APERNDIZAGEM

2719 palavras 11 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
MESTRADO EM EDUCAÇÃO
EGMARCIA CONJETA PEREIRA
EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR
Rio de janeiro
2014
EGMARCIA CONJETA PEREIRA
EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR
Artigo apresentado ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu, da UAB – Universidade Aberta do Brasil, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.
Rio de Janeiro
2014
EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR
Egmarcia Conjeta Pereira
RESUMO
A Evasão Escolar no Ensino Superior na realidade é um fenômeno complexo, sendo este, um reflexo da realidade de ensinos anteriores. Este artigo aborda teoricamente as causas da evasão no ensino superior e verifica até que ponto, estão sendo levantadas as discussões dentro da política pública da educação, no território nacional. Focalizando na questão que possibilita a análise de quais as razões que levam o aluno do ensino superior a evadir-se, e como a escola tem debatido esse problema. O método utilizado é o de caráter bibliográfico, denominado estado da arte ou do conhecimento, direcionado a pesquisas, que auxilie nas discussões acadêmicas. Neste artigo conclui-se que se faz necessárias ações do poder público, para uma mudança radical na política educacional do país, só é possível combater em tempo hábil, essa evasão, se os dados oficiais fossem agilizados e que o índice de evasão escolar no ensino superior, já atrasou em muito o Brasil, no que se refere as metas do Plano Nacional de Educação. O fato é que independente de outros países, a evasão causa desperdícios, para o lado econômico, e prejuízos irreversíveis na sociedade e precisa ser contida.
Palavras chaves: Evasão. Ensino superior. Política educacional.
ABSTRACT
The School Failure in Higher Education in reality is a complex phenomenon, this being a reflection of the reality of previous teachings. This paper theoretically addresses the causes of dropout in higher education and verifies to what extent, are being raised in

Relacionados

  • De porta em porta
    2069 palavras | 9 páginas