AMBIENTES TOPOS E MICROCLIMÁTICOS URBANOS EM RONDONÓPOLIS (MT)

3907 palavras 16 páginas
AMBIENTES TOPOS E MICROCLIMÁTICOS URBANOS EM RONDONÓPOLIS (MT)

1-INTRODUÇÃO O presente artigo tem o objetivo de descrever o clima local e o clima urbano em Rondonópolis, considerando as unidades climáticas de topo e microclimas, e suas variações conforme a altitude, o relevo e a demografia. O clima é composto por atributos e fatores que devem ser analisados em conjuntos, com a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica, que são elementos fundamentais para definir o tipo de clima de uma região. Segundo Nunes (2002) “o clima vem sendo influenciado cada vez mais pela ação antrópica principalmente nas escalas locais, como por exemplo, a ilha de calor humano.” O ser humano altera o meio ambiente numa velocidade maior do que qualquer outro processo natural, não existindo sincronia entre as escalas que governam os fenômenos naturais e as atividades humanas. O referido artigo está dividido em quatro momentos. No primeiro momento serão comentadas as observações sensíveis do tempo meteorológico em Rondonópolis, em seguida o experimento de campo: ambiente microclimático no campus universitário de Rondonópolis. O terceiro discorre sobre a viagem de campo realizada no dia treze de agosto ao município de Campo Verde, esse em escala regional e por último a aula de observação noturna no perímetro urbano de Rondonópolis, onde já se pode observar as mudanças no ritmo e as desigualdades sociais.
1-Objetivos
O trabalho teve o objetivo de descrever as totalidades dos ritmos de cada lugar, ou seja, o topo clima e o micro clima em Rondonópolis-MT. E também o entendimento do clima por meio dos seus atributos e controles climáticos. Assim sendo o topo clima refere-se aos fenômenos em escala local. O microclima se refere a variações devidas à proximidade da superfície do solo.
1-2-Importância do Tema A importância deste tipo de assunto serviu para nos ajudar a identificar os ritmos, as variações temporais, e as regiões topos e microclimáticas.
1-3-Porque fiz? Para que

Relacionados