Ambientes de Atuação da Gestão da Qualidade

Páginas: 5 (1081 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
AMBIENTES DE ATUAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE

Existem vários métodos e fórmulas de desenvolver e avaliar o processo gerencial da qualidade, esse processo envolve ações produtivas de natureza industrial, na geração de serviços e na estruturação de métodos. As atividades industriais dizem respeito ao produto que existe fisicamente, ou seja, a produção voltada para os bens tangíveis. Na geração deserviços está envolvida a produção de bens intangíveis, porem as atividades mistas, que envolvem produtos e serviços também estão incluídas neste caso, onde a avaliação no contexto comercial envolve mais o atendimento. As atividades relativas à estruturação de métodos dizem respeito ao tipo de ação executada por terceiros sob a forma de orientação geral para execução de um conjunto de tarefas.Costumava-se identificar os resultados das atividades de fabricação ou das atividades industriais como produtos; os demais, como serviços onde se entende por produto o resultado de qualquer processo produtivo e bens tangíveis os produtos que existem fisicamente serviços são o desenvolvimento de atividades a pedido de terceiros e por fim métodos como a transferência do modo de desenvolver umaatividade. No caso na prestação de um serviço existe uma relação direta entre quem o solicitou e quem o presta.
Os procedimentos da Gestão da Qualidade são aplicáveis a qualquer processo produtivo por isso não fariam distinção entre os processos que envolvem bens tangíveis, serviços ou métodos. Porém, a prática mostra que os mecanismos de gestão em cada caso são muito diversos, vindo a distinguir oprocesso de gestão para a situação industrial e para as situações de serviços e métodos, portanto cada modelo de atividade produtiva envolve um processo de gestão para a qualidade, com características próprias, porém existem características comuns às várias atividades produtivas.
O ambiente industrial possui como característica básica específica à possibilidade de separar o processo produtivo daação de utilização ou consumo do produto onde a gestão centra-se no processo produtivo resultando na qualidade aparente no produto.
As características gerais da Gestão da Qualidade no ambiente industrial são: a produção e o consumo separados; os processos produtivos possuem informações precisas e são repetidas várias vezes; gestão marcada por ações em busca de melhoria no processo; a avaliação écentrada em elementos e pontos básicos de controle; salienta as potencialidades da empresa e por fim os processos tendem a envolver elevado número de atividades de suporte.
Para definir a atenção com que deve considerar casa ação do processo produtivo a Gestão da Qualidade usa como critério o nível de participação da atividade na adequação do produto ao uso determinando-se o grau de prioridaderequerido.
A área de prestação de serviços envolve a produção de serviços e a estruturação de métodos, centrada na interação com o usuário surgindo então à qualidade. Possui como características gerais: a produção e consumo simultâneos; os processos produtivos não possuem informações objetivas a respeito de suas operações; a Gestão da Qualidade é direcionada para ações em busca de maior contato com ocliente; a avaliação da qualidade centra-se apenas em elementos; ênfase no direcionamento da empresa para o modelo específico de relacionamento com o cliente; pequeno número de atividades de suporte e grande interação com o cliente e o serviço não pode dispor da propriedade da estocagem.
O cliente interfere neste processo de gestão, requerendo, portanto, extrema flexibilidade, criatividade ecapacidade de adaptação. Em termos estratégicos a produção de serviços parece ser o setor econômico que tem maior potencial atualmente e que a agregação de serviços a bens tangíveis, de serviços a novos serviços, de métodos aos serviços ou de métodos a bens tangíveis é a tendência mais natural.
A Gestão da Qualidade é uma realidade na pequena empresa, estas contribuem para o movimento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ambiente de atuação da gestão da qualidade
  • Gestão de Pessoas: Qualidade de vida no Ambiente de Trabalho
  • A atuação da secretária executiva na implantação do sistema de gestão da qualidade, através da gestão de pessoas
  • A gestão de recursos humanos e a qualidade de vida no ambiente de trabalho
  • O ambiente da qualidade
  • um ambiente de qualidade
  • Gestão da qualidade – módulo gestão da qualidade
  • Projeto de auditoria de sistema de gestão ambiental: qualidade de vida no ambiente de trabalho da

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!