Ambiente hospitalar

Páginas: 6 (1274 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
AMBIENTE HOSPTALAR
CONCEITO
1 – HOSPITAL
Palavra de origem do latim “hopes” – hospede, que significa “ lugar em que há pessoas hospedadas” .
“Hospital é a parte integrante de um sistema coordenado de saúde, cuja função e dispensar a comunidade completa assistência medica, preventiva e curativa, inclusive serviços extensivos a família, em seu domicilio e ainda um certo treinamento médico epara – médico, e de pesquisa biossocial”.
Funções
De acordo como a Organização Mundial de Saúde (OMS) agrupou as funções que podem, ser desenvolvidas no hospital, da seguinte forma:
-Função restaurativas: diagnóstico, tratamento, reabilitação e emergência.
-Função de prevenção: supervisão da gravidez e supervisão do crescimento e desenvolvimento normal da criança e do adolescente, controle dasdoenças transmissíveis, prevenção das doenças de longa duração. Prevenção da invalidez física e mental, educação sanitária e saúde ocupacional.
-Função de ensino, educação e pesquisa: ensino pratico das profissionais de medicina, enfermagem, serviço social, etc., formação de pós-graduação e especialistas, aspectos físicos, psicológicos e sociais da saúde e doença, atividades hospitalares,técnicas e administrativas.
Classificação
Assim como podemos dar diversos conceitos ao hospital, também podemos classificá-lo de diversas formas, tais como:
-De acordo com o atendimento, visando o aspecto clinico, o hospital , pode ser: geral e especializado.
-Do ponto de vista gerencial, visando o aspecto administrativo pode ser: governamental, federais, municipais e particulares.
-De acordo com alocalização ou estrutura: horizontal, vertical, monobloco, pavilhonar.
a) De acordo com capacidade:
Pequeno porte: ate 49 leitos Médio porte: de 50 a 199 leitos
Grande porte: de 200 a 499 leitos Porte especial: acima de 500 leitos
b) De acordo com a permanecia da clientela:
Hospital dia Hospital de curta permanência
Hospital de longa permanência Hospital de crônicas
Tipos de Unidade deSaúde
a) Posto de Saúde : é uma unidade de saúde que presta assistência a uma população determinada, estimado em ate 2.000 habitantes,
b) Centro de Saúde: é uma unidade de saúde que presta assistência a uma população determinada, contando com uma equipe interdisciplinar em caráter permanente, com médicos gerneralistas ou especialistas.
c) Unidade Regional de especialidades ( ambulatório deespecialidades): é concebido para atender agrupamentos populacionais superiores a 30.000 habitantes.
d) Unidade Mista : é o estabelecimento de saúde destinada a prestar assistência á saúde, em regime ambulatórial e de internação. Deverá estar programada para atender agrupamentos populacionais que não ultrapassam 15.000 habitantes, e em locais onde o centro de saúde/hospital local ou regional é difícil ,sendo coordenada pelo centro de saúde.
e) Hospital Local: é o estabelecimento de saúde destinado a prestar assistência medica em regime de internação e urgência, nas especialidades médicas básicas. Com agrupamentos populacionais com mais de 20.000 habitantes, o hospital local é referencia de internação.
f) Hospital Regional: é o estabelecimento de saúde destinada e prestar assistência médica emregime de internação e emergência nas especialidades médicas básicas. A população mínima da área não deve ser menor do que 20.000 habitantes.
g) Hospital Especializado: é o estabelecimento de saúde destinado a prestar assistência médica, em uma só especialidade em regime de internação e de emergência, aos clientes referidos das áreas de menor complexidade do sistema.
2 – INFECÇÃO HOSPITALAR
Ainfecção hospitalar é aquela que não estava presente e nem em incubação ( se desenvolvendo sem se manifestar, em silencio) no momento em que o cliente internou no hospital. A infecção comunitária é aquela que já estava presente no momento em que o cliente internou no hospital. Pode ate estar em incubação e aparecem os sintomas após a internação.
Portaria n.º 196, de 24 de julho de 1983 – M.S :...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ambiente Hospitalar
  • no ambiente hospitalar
  • Ambientes hospitalares
  • Plano de emergência Ambiente Hospitalar
  • Observação em ambiente hospitalar
  • Iluminação em ambientes hospitalares
  • Riscos Ocupacionais no ambiente hospitalar
  • Tratamento de água em ambiente hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!