AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASILAMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL

Páginas: 13 (3181 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL

. As mudanças políticas e econômicas, edições de leis, decretos e medidas provisórias, e suas influencias no mundo dos negócios no universo contábil.

Do conceito de economia podemos, então, concluir que, se há produção de bens e serviços e eles satisfazem as necessidades humanas, ao mesmo tempo isso atende a uma questão econômica.por meio da produção dosbens,gera-se riqueza que será distribuída pela sociedade.Também podemos ver que do conceito de economia emanam todos os demais estudos da economia que se complementam e ao mesmo tempo permitem sistematizar a analise econômica.
Não há sociedade que não tenha as necessidades como grandes desafio a ser vencido. Assim, a economia tem como tarefa primordial empregar adequadamente os fatores de produçãopara possibilitar o atendimento desse grande desafio. Mas podemos também dizer que nesse processo estamos gerando, criando e distribuindo riqueza, então, entender como a riqueza se distribui e como isso afeta o mundo é uma das preocupações da economia .
Assim, quer da ótica do estudo da melhor alocação de recursos escassos, quer da ótica da investigação sobre a riqueza, tivemos várioseconomistas de diferentes escolas do pensamento econômico que estudaram e explicaram a economia de acordo com suas concepções.Na seqüência veremos,de maneira resumida,a evolução do pensamento econômico.
1.1 Breve retrospecto do pensamento econômico
a)Mercantilista: foram os primeiros economistas a estruturar algumas observações com sentido econômico.Sua preocupação como poder de uma nação levou-os a pregar que a acumulação de metais preciosos era fundamental para o crescimento do país.
Então, incentivaram a balança comercial positiva,a exploração de outras fronteiras e o estabelecimento de colônias, alem de apoiarem a centralização do poder nas mãos dos monarcas.
b)Fisiocratas: suas idéias sobra crescimento estava m centradas naagricultura, pois na visão desse grupo somente a terra tinha a capacidade de multiplicar um produto, pois recebia uma semente e devolvia muitas outras.Também
pregavam que o funcionamento da economia se dava via fluxo, assim a riqueza circulava pela economia,como o sangue nas veias, em dois fluxos que ficaram conhecidos como fluxo real e fluxo nominal.
Para que esse fluxo funcionassecorretamente os homens precisam agir livremente se a intervenção do Estado .Dessa forma prevaleceria na economia o laisez-faire.Com essas condições toda riqueza gerada na produção,circulação e distribuição de mercadorias seria reaplicada na própria economia fazendo –a crescer.
c)Economia clássica:estes partiram do laissez-faire e acrescentaram a idéia de que ele promoveria,pormeio da Mao invisível,o melhor bem estar. Essa idéia é mais bem entendida se observarmos que a racionalidade dos homens os levaria a buscar o melhor para si que no final prevaleceria o melhor para todos.
As nações cresceriam porque seus cidadãos teriam empresas e buscariam produzir mais e melhor para vender ao demais países. O aumento da produção seria conquistado com a divisão do trabalho,conforme descreve Adam Smith,na obra Riquezas das nações (1776)e pela aplicação da lei de Say criada por Jean Baptiste Say (1803), que também aceitava que a oferta Cia sua própria procura. Alem disso, um país poderia obter benefícios ao se especializar na produção de bens nos quais tivesse vantagem comparativa em ralação aos demais países, conforme destacou David Ricardo (1817). Porem, um pontoimportante de preocupação já era o crescimento populacional. Thomas Malthus (1798)alertava para tal, enfatizando que a população crescia mais rapidamente que a produção de alimentos. Assim,a escola clássica elabora suas suposições sobre o funcionamento da economia e geração de riqueza observando os fatos históricos e necessidades da revolução industrial. E esta forma será dominante ate a crise de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ambiente de negócios no brasil
  • Ambiente de Negócios no Brasil
  • AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
  • ambiente de negocios no brasil
  • ambiente dos negocios no brasil
  • ambiente de negocios no brasil
  • ambiente dos negocios no brasil
  • ambiente dos negocios no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!