AMBIENTE DE NEGOCIOS

Páginas: 5 (1066 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O referido trabalho tem como temática as mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influênciasno mundo dos negócios e no universo contábil.
Serão contextualizados também assuntos como a medida macroeconômica e medida microeconômica, a influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil, os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia e a carga tributária no Brasil versus a inabilidades administrativas.

.



2 AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
Aeconomia brasileira é diretamente influenciada pelas micros. O poder de negócios da microempresa no Brasil tem crescido assustadoramente, a tal ponto dela representa uma fatia muito grande no mercado de negócios. E não era por ser de menos importância, pois as microempresas empregam a maioria da população que exige, de certa forma, pouca experiência e escolaridade.
Destarte dessequadro micro-macro-negócio, a legislação veio para corroborar essa ascensão e melhor amparar os microempresários. Vislumbramos a EIRELE, ME,SIMPLES Nacional que são mecanismos para melhorar a vida daquele que está começando seu empreendimento e precisa desse "empurrãozinho" da lei para se firma e depois andar sobre seus próprios pés. A contabilidade legal teve que adaptar ao amálgama das leis, onde antes não precisalivro-caixa hoje precisa de BP, DRE, razonetes, lançamentos,análise  vertical e horizontal etc etc.
O Brasil tem um mercado potencial enorme e um conjunto de empresas, empresários e pessoas dinâmicas, porém tem leis e procedimentos complicados e não facilitam a operação das empresas. Os pontos fortes estão sendo barrados pelo ambiente de negócios ruim, avalia Michael Klein, vice- presidente do BancoMundial (Exame, São Paulo: Abril, n. 855, 9 nov. 2005, p. 134b).
Há um conceito regularizado de tributo que está normatizado no Código Tributário Nacional, em seu art. 3º que dispõe: "Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamentevinculada".
A macroeconomia possui metas para aumentar o nível de empregos estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivo. A microeconomia preocupa-se coma formação de preços de bens e serviços (soja, automóvel) e de fatores de produção (salários, aluguéis) em mercados específicos. 
De acordo com o conceito adequado de tributo conclui-se que é um deverfundamental, só pode ser devido em dinheiro, visto que é uma prestação pecuniária, não representa imposição de penalidade, exigido de quem tenha realizado o fato descrito em lei de acordo com competência específica outorgada pela Constituição e com o propósito de obter receita para as necessidades públicas.
Dividem-se os tributos em quatro categorias: impostos, taxas, empréstimos compulsórios econtribuições, sendo estas últimas subdivididas em contribuições de melhoria e contribuições sociais.
Nos termos do artigo 145 da nossa Constituição Federal e do artigo 5 do CTN, tributos são:
a) Impostos.
b) Taxas, cobradas em razão do exercício do poder de policia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à suadisposição.
c) Contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.
No Brasil, a carga tributária cresceu significativamente nos últimos anos, atingindo atualmente cerca de 36% do Produto Interno Bruto (PIB). Há, também, intenso debate no sentido de uma reforma tributária ampla, onde são discutidas a repartição das receitas tributárias entre os entes da federação, a criação de um imposto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ambiente de negocios
  • ambiente dos negocios
  • Ambiente de negócios
  • Ambiente de Negócios
  • ambiente de negocios
  • ambiente dos negocios
  • AMBIENTE DOS NEGÓCIOS
  • Ambiente de negocios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!