ambev

Páginas: 2 (364 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Recursos:
A Ambev devido ao seu sugimento da fusão dos dois principais grupos cervejeiros no mercado brasileiro já começou com o domínio das três principais marcas do mercado brasileiro (que naépoca já estava entre os 5 maiores do mundo); a Brahma, a Antarctica e a Skol. Nos seus primeiros anos de vida a Ambev já detinha 70% do mercado de cervejas do Brasil além de ter fatias significativasdos mercados argentino, uruguaio e venezuelano.
Apesar da Ambev, ser uma espécie de truste devido a sua forte influência principalmente no mercado nacional, tal fato não a deixou acompadar-se pelasua influência, o que é comum acontecer com grandes empresas como a Xerox e Kodak. Ela sempre manteve o foco no seu principal objetivo.
A troca de experiências entre os grupos da fusão fez com que olucro líquido da empresa fez fosse 5201,4% maior que o dos dois grupos em somados em 1999 (fonte: relatório anual da Ambev de 2000, http://ri.ambev.com.br/arquivos/Ambev_RelAnual_2000.pdf), mesmo ogrupo tendo que vender 5 fábricas e a marca Bavária que foi uma imposição do CADE. Esse valor foi devido principalmente a racionalização da distribuição dos produtos, sendo neste ramo a logística um dosfatores que implicam diretamente no preço final do produto.
Uma de suas principais caracteristicas é que apesar de ser dona da maior parte do mercado cervejeiro brasileiro, devido a grande quantidadede marcas que possui, ela tenta passar para o consumidor a idéia de que há uma competição entre as marcas, através das campanhas publicitárias e pelo fato de não tentar atribuir cada marca a classesespecíficas de consumidores.
Atualmente a Ambev não possui mais 72% do mercado de cervejas mas ainda possui 67%, perdeu um pouco do espaço para as marcas ligadas a Heineken mas principalmente tambémpelo crescimento das cervejas artesanais, que teve um grande aumento depois do sucesso da cerveja Devassa. Então ela teve que se “reinventar” para atender a esses consumidores mais exigêntes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ambev
  • ambev
  • ambev
  • ambev
  • Ambev
  • AMBEV
  • AMBEV
  • ambev

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!