Ambev

Páginas: 8 (1983 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
O negócio é bater recorde
As metas são muito ambiciosas. Mas seus funcionários adoram desafios

Resultado da fusão da Antarctica com a Brahma, sempre foi conhecida pelo estímulo à competitividade entre seus funcionários, pelas jornadas intermináveis de trabalho e pela cobrança obstinada de resultados. Alguns anos atrás, chegou até a ser processada por assédio moral, em razão dosconstrangimentos que os funcionários tinham de passar, como levar uma chuva de tomates, por cometer erros corriqueiros. Mas, para supresa de muita gente, a AmBev conseguiu inscrever o seu nome na lista As 100 Melhores Empresas Para Trabalhar em 2007 graças ao grau de satisfação manifestado por seus funcionários. Como a AmBev, cuja cultura é considerada massacrante por muitos especialistas, consegue ser tão bemavaliada por seus empregados?
Segundo a AmBev, o que aconteceu nos últimos anos foi uma “evolução da gestão”, para adequá-la aos novos tempos, em que empresas como o Google, a ponto com mais valorizada do mundo, prosperam justamente por oferecer um ambiente de trabalho mais saudável a seus funcionários. Isso não significa que o nível de exigência tenha diminuído ou, como preferem dizer seusexecutivos, que deixou de ser desafiador. “Há uma grande confusão entre a nossa imagem de alta competitividade no mercado – o que, para nós, é um elogio – e a nossa política de gestão de pessoas”, diz José Roberto Daniello, gerente de desenvolvimento de gente. Ele declara-se contrário à busca de resultados a qualquer preço ou ao desenvolvimento de um ambiente de competição acirrada. “Nós estimulamos acooperação e não a competição entre os funcionários.”
Há dois anos, a AmBev implementou um novo projeto, batizado de Ciclo de Gente, que representa uma espécie de divisor de águas na empresa. Trata-se de um sistema de desenvolvimento, treinamento e avaliação de carreiras. Ele prevê doses adequadas de elementos desafiadores e de oportunidades de crescimento aos funcionários, remunerados com basena meritocracia e em avaliações individuais. Enfatiza também a importância de manter um bom ambiente. O programa inclui ainda avaliações de desempenho e de competências dos funcionários. O resultado disso, de acordo com a empresa, é que 25% dos empregados foram promovidos por ano, desde 2005.
Há uma grande confusão entre nossa imagem de alta competitividade e nossa política de gestão de pessoasDe qualquer forma, mesmo com as novas políticas implementadas pela AmBev, os funcionários ainda são estimulados a trabalhar com dedicação para alcançar as metas propostas, geralmente bem ousadas. Em contrapartida, podem receber bônus elevados, que chegam a 14 salários a mais por ano. A conquista, no entanto, não depende só de cada funcionário. As metas individuais alinham-se aos objetivos daequipe. Eles compõem a meta de crescimento geral proposta pela empresa a cada ano. Assim, cada funcionário depende do outro, e uma equipe depende da outra para atingir a meta final. “Esse é o grande esforço coletivo dirigido pela área de gestão: alinhar a empresa às s mesmas metas, para não correr o risco de cada um trabalhar com um objetivo diferente”, diz Milton Seligman, diretor de relaçõescorporativas da AmBev.
Uma das explicações mais plausíveis para a satisfação manifestada pelos funcionários da AmBev na pesquisa das melhores empresas para trabalhar é que eles têm um perfil adequado aos constantes desafios estabelecidos pela empresa. Nada menos que 55% de seu quadro de funcionários têm entre 26 e 35 anos. Uma das principais portas de entrada para a AmBev é o seu concorrido programade trainees. A turma de 2007 é formada por 32 profissionais recém-saídos da faculdade – em 2006, as inscrições chegaram a 26 mil, número superior ao total de funcionários da empresa, de 20,6 mil. O atual presidente da AmBev, Luiz Fernando Edmond, por exemplo, fez parte da primeira turma de trainees.
“A AmBev é uma empresa jovem no sentido da inquietude”, afirma Daniello, da área de recursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ambev
  • ambev
  • ambev
  • ambev
  • AMBEV
  • AMBEV
  • ambev
  • ambev

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!