Amazonas

Páginas: 10 (2377 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2014
O Rio Amazonas

Uma medição com imagens de satélite confirmou que o Amazonas é o rio mais extenso do mundo e que tem 140 km a mais que o Nilo, anunciou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O estudo foi feito a partir de imagens dos satélites sino-brasileiros CBERS e do satélite americano Lansat. Sua descarga na região da foz é de cerca de 315 mil metros cúbicos por segundo naestação cheia, 60 vezes maior do que a vazão do Nilo. O rio Amazonas corta todo o norte da América do Sul, possuindo cerca 6.992 quilômetros.

A importância social, cultural e ambiental do rio Amazonas é imensa para as regiões que o rio atravessa, principalmente no Peru e no Brasil. Suas águas levam vida para as populações ao longo de todo seu curso. Devido a grande quantidade de sedimentoscarregada por suas águas e depositada em sua foz em forma de delta estuarino, faz com que sua extensão aumente cerca de 1 km por ano.  A dinâmica de suas águas faz o Amazonas esculpir as encostas andinas e depositar um grande volume de sedimentos e nutrientes na planície equatorial. Esses sedimentos são fundamentais para a biodiversidade da maior floresta tropical do Planeta. Centro da maior baciahidrográfica do mundo, ultrapassando os 7 milhões de km², a maior parte do rio está inserida na planície sedimentar Amazônica, embora a nascente em sua totalidade seja acidentada e de grande altitude.

A área coberta por água no rio Amazonas e seus afluentes mais do que triplica durante as estações do ano. Em média, na estação seca, 110 000 km² estão submersos, enquanto que na estação das chuvasessa área chega a ser de 350 000 km². No seu ponto mais largo atinge na época seca 11 km de largura, que se transformam em 50 km durante as chuvas.
O rio Amazonas em sua nascente nos Andes do Sul do Peru, no Nevado Mismi, a 5.567 m de altitude, atravessa o Continente Sul americano de sudoeste para nordeste, inunda as amazônias peruana e brasileira e deságua no Oceano Atlântico. A partir daoficialização do local da nascente, feita pela Expedição Científica Brasileira e Peruana de 2007, organizada pela jornalista Paula Saldanha, pesquisadores do INPE, Instituto de Pesquisas Espaciais, SP – Brasil divulgaram que o Seu curso recebe vários nomes, dependendo da região por onde passa.
O primeiro trecho do Amazonas, formado pelas águas de cinco riachos que descem dos cumes nevados, recebe onome de Loqueta. Logo após, Hornillos, Apurimac, Ene, Tambo, Ucayali, Amazonas (da confluência com o Marañon até a fronteira com o Brasil) Solimões até Manaus e, finalmente, Amazonas até a foz. Atravessa o Peru de sul para norte, um pequeno trecho da Colômbia e toda a região norte do Brasil. Na região de Manaus, o Amazonas tem cerca 100 metros de profundidade e, em alguns trechos, o rio chega a 48 kmde largura.




A quantidade de água doce lançada pelo rio no Atlântico é gigantesca: cerca de 209 000 m³/s, ou um quinto de toda a água fluvial do planeta. Na verdade, o Amazonas é responsável por um quinto do volume total de água doce que deságua em oceanos em todo o mundo. 
Curiosidades do Rio Amazonas
A pororoca    
O encontro de suas águas com as águas do oceano provoca apororoca (uma grande onda que percorre o rio por várias horas), que pode ser vista do espaço e cujo barulho pode ser ouvido a grande distância. O fenômeno da Pororoca que ocorre na região Amazônica, principalmente na foz do seu grandioso e mais imponente rio, o Amazonas, é formado pela elevação súbita das águas junto à foz, provocada pelo encontro das marés ou de correntes contrárias, como se estasencontrassem um obstáculo que impedisse seu percurso natural. Quando ultrapassa esse obstáculo, as águas correm rio adentro com uma velocidade de 10 a 15 milhas por hora, subindo uma altura de 3 a 6 metros.

No Estado do Amapá, ela ocorre na ilha do Bailique, na "Boca" do Araguari, no Canal do Inferno da Ilha de Maracá em diversas partes insulares e com maior intensidade nos meses de janeiro a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O AMAZONAS
  • Amazonas
  • Amazônas
  • Amazonas
  • amazonas
  • amazonas
  • amazonas
  • Amazonas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!