Amazinia

481 palavras 2 páginas
Amazônia
Localização: A Amazônia concentra 53% da área total ocupada pelas florestas tropicais da Terra, sendo a maior parte contida no brasil , com 60% da floresta, seguindo por Peru com 13% e com pequenas quantidades na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana e Guiana Francesa.
Clima: o clima da região amazônica reúne as condições necessárias ao desenvolvimento de uma exuberante vegetação do tipo floresta pluvial tropical. As precipitação pluviométrica são superiores a 1.800mm/ano, e a temperatura apresenta pequena variação entre o dia e a noite e no decorrer do ano, situando-se entre 25°C e 28°C.
Flora: O bioma amazônico comporta também outros tipos de florestas. A ombrófila aberta cresce em áreas onde se observa uma estação mais seca, em torno de quatro meses do ano, e tem arvores mais espaçadas, com concentrações locais de palmeiras, cipós, bambus e sororocas. Essas formação está presente no Acre, Rondônia, no leste e no sul do Amazonas, no norte do Mato Grosso e do Maranhão. Nas regiões onde há períodos secos ainda mais prolongados, de quatro a sete meses, ocorre florestas estacionais semi- deciduais e deciduais. As florestas estacionais semi deciduais são encontradas no sul de Rondônia, e no sudoeste do mato grosso. As deciduais ocorrem no sudeste do Pará.
Nas áreas permanentemente inundadas encontra-se as matas de igapó e, nas inundadas periodicamente, as matas várzea. Em Roraima e no norte do amazonas, ao longo dos rios negro e branco, a combinação de clima superumidos com solos muito arenosos faz surgir a formação conhecida como campinarana. Ela se caracteriza por arvores de tronco fino e esbranquiçados, com no máximo 20 metros altura, e pela presença ocasional de palmeiras .
Fauna: a floresta amazônica possui uma das mais ricas biodiversidades de mundo, nela reside uma grande variedade de animais. Alguns registros revelam que na floresta existe aproximadamente cerca de 425 mamíferos, 1.3oo aves, 371 répteis, 427 anfíbios, 3.000 peixes e

Relacionados

  • Questão social na amazonia
    3248 palavras | 13 páginas