Amanda

Páginas: 4 (933 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Mito n° 7 “ É preciso saber gramática para falar e escrever bem”
4. QUEM NÃO CONCORDA COM ESSA DECLARAÇÃO? Para Cipro e Infante: “ A Gramática é instrumento fundamental para o domínio do padrãoculto da língua” MITO OU VERDADE?!?!?!
5. É muito comum pais de alunos: Cobrarem de professores ensino dos “pontos” de gramática tal como aprenderam na escola. Protestarem contra professores e escolasque tentam adotar uma prática de ensino da língua menos conservadora Tirarem seus filhos da escola que não adota livro didático que contenha coisas “indispensáveis” como “antônimos”, “coletivos” e“análise sintática”...
6. Por que aquela declaração é um mito? Como diz Mário Perini, “não existe um grão de evidência em favor disso; toda a evidência disponível é em contrário ”. Afinal, se fosse assim,todos os gramáticos seriam grandes escritores e os bons escritores seriam especialistas em gramática. Os escritores são os primeiros a dizer que gramática não é com eles. Rubem Braga escreveu “Nascerno Cairo, ser fêmea de cupim”. Carlos Drummond de Andrade: Testemunho de perturbação diante do “mistério” das “figuras de gramática, esquipáticas (extravagantes)”, “o amazonas de minha ignorância”
7.Machado de Assis: Ao abrir a gramática de um sobrinho, se espantou com sua própria “ignorância” por “não ter entendido nada” Celso Pedro Luft: “ Um ensino gramaticalista abafa justamente os talentosnaturais, incute insegurança na linguagem, gera aversão ao estudo do idioma, medo à expressão livre e autêntica de si mesmo”. Mário Perini: Quando justificamos o ensino de gramática dizendo que é paraque os alunos venham a escrever (ou ler, ou falar) melhor, estamos prometendo uma mercadoria que não podemos entregar. Os alunos percebem isso com bastante clareza, embora talvez não o possamexplicitar; e esse é um dos fatores do descrédito da disciplina entre eles.
8. Sirio Possenti: A Grécia, antes mesmo de elaborar as primeiras gramáticas do Ocidente, já possuía uma literatura ampla e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amanda
  • Amanda
  • amanda
  • Amanda
  • amanda
  • Amanda
  • Amanda
  • Amanda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!