Amanda Sampaio Miani GFCA Abc 31

263 palavras 2 páginas
Nome – Amanda Sampaio Miani
Disciplina – Gestão das relações obrigacionais.

Exercício 3:
a) Com base na teoria do risco criado, a empresa fez a escolha correta ao realizar o recall disponibilizando a troca do produto aos clientes, principalmente por ter sido antes de ter ocorrido o defeito. A mesma tratou o problema enquanto ainda era um vício. Sendo assim minimizou o risco de causar danos aos clientes que poderiam gerar processos.
b) A empresa é responsável pois mesmo tendo feito o recall deveria ter tido mais cuidado com a comunicação do mesmo para que a informação atingisse todos os clientes. Seria importante também fazer o acompanhamento garantindo que a ação tivesse um alcance maior em número de clientes indicando um melhor retorno da ação. Independente de realizar o recall a empresa tem responsabilidade pelos produtos que oferece não podendo se eximir caso haja algum dano causado a algum cliente.

Exercício 4:
a) Há relação de consumo pois houve um interesse em ofertar os canapés como cortesia para que os clientes não desistissem de aguardar o tempo de fila que estava extenso. Sendo assim, a responsabilidade passa a ser do estabelecimento caso ocorra algum dano aos clientes.
b) Neste caso trata-se de defeito uma vez que ocorreu dano físico aos clientes. Os mesmos passaram mal e foram internados. E além do dano físico, ocorreu ainda o dano moral.
c) A responsabilidade direta é do restaurante que ofereceu a cortesia aos clientes, pois quando teve essa atitude havia o claro interesse em se beneficiar com a possibilidade dos clientes permanecerem aguardando para utilizarem seus serviços.

Relacionados