Amamentação

Páginas: 8 (1751 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
ALEITAMENTO MATERNO

A amamentação não é boa apenas sob o ponto de vista da saúde física do bebê: é por meio do ato de amamentar que a mãe estabelece seu primeiro elo com a criança, construindo mais rapidamente uma relação de afeto e carinho. Essa intensa proximidade com a mãe irá tornar-se a base do desenvolvimento de sua afetividade e de sua inteligência, no primeiro ano de vida.
Segundo oministério da saúde,é preconizado que o bebê se alimente apenas de leite materno nos primeiros seis meses de vida exclusivamente,e após este período pode-se começar a introduzir alimentação como papinhas e outros nutrientes.

COMO É PRODUZIDO O LEITE MATERNO
A natureza prepara as mamas para a amamentação, durante a gestação, as mamas ficam mais escuras,aparecem as glândulas de Montgomery quelubrificam de forma fisiológica os mamilos.Não é recomendado preparar as mamas (pegar sol,usar buchas etc.).Quando a mulher amamenta,impulsos realizados no mamilo atingem a hipófise anterior,liberando assim a prolactina no sangue,a sucção continuada e a tranqüilidade da mãe,estimulam a hipófise posterior,que libera ocitocina e ejeção do leite materno.
Para que amamentação seja bem sucedida, énecessário que a pega do bebê esteja sempre correta,abocanhando toda aréola da mãe,é importante ressaltar que toda a tranqüilidade e carinho da mãe é necessário para que a amamentação seja possível,pois dor,ansiedade e duvidas são as principais causas do desmame precoce dos bebês.

BENEFICIOS DO ALEITAMENTO PARA A MÃE:
Reforça o laço afetivo entre mãe e filho
Protege sua saúde, prevenindo contra ocâncer de mama, de ovário, anemia e hemorragias após o parto
Faz com que a perda de peso depois do parto seja mais rápida
Enquanto amamenta a mulher geralmente fica mais protegida de uma nova gravidez, somente nos primeiros meses de amamentação.
O leite materno é de graça, o que reduz significativamente os gastos com o cuidado do bebe,já que os primeiros anos de vida de uma criança significam umgasto mensal de aproximadamente quinhentos reais,o que representa um valor muito alto para a maioria das famílias brasileiras.
Para as mães que não podem amamentar seus bebês, por motivo de doenças como HIV,ou que realizaram quimioterapia deve-se manter a mama enfaixada por pelo menos 72 hs ,e fazer uso de remédios para desestimular a produção do leite,e realizar a correta orientação de comoadministrar a formula infantil para o bebê.

BENEFICIOS PARA O BEBE.
O leite está sempre pronto e quentinho
Contém todos os nutrientes na medida certa (água, proteína, açúcar, vitaminas e sais minerais)
É de fácil digestão
Tem substancias que protegem o bebe contra a diarréia, desnutrição, pneumonias, alergias e outras doenças
Ajuda no crescimento e desenvolvimento do bebe.
É mais uma maneirade receber amor e carinho de sua mãe.
COMO AMAMENTAR
A amamentação deve ser vista como um processo natural, o leite materno deve descer durante as 48 a 72hs após o parto, o primeiro leite denominado colostro é mais espesso e um pouco amarelado e deve estar presente nos primeiros 7 dias de amamentação,é muito importante que o bebê mame o colostro pois nele esta contido alguns dos principaisnutrientes e vitaminas para o bebê.Após esse período o leite materno estará sempre presente quando o bebe quiser mamar,é importante estimular a livre demanda pois só assim a produção de leite é cada vez maior e garante a satisfação total do bebê.
Para que o aleitamento materno seja eficiente sem prejudicar a mãe ou o bebê é necessário que o mesmo abocanhe toda aréola ou quase toda na hora daamamentação,os movimentos de deglutição,a bochecha cheinha e com covinhas,os lábios voltados para fora são os principais sinais de que a amamentação está sendo eficiente,se houver muita dor para amamentar algo está errado,pois amamentar não dói,é saudável,fortalece vínculos e proporciona o desenvolvimento correto de seu bebê.

MITOS
Leite fraco:Não existe o chamado leite fraco, as mamas são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • amamentação
  • AMAMENTAÇÃO
  • AMAMENTAÇAO
  • Amamentação
  • Amamentação
  • Amamentacao
  • Amamentação
  • Amamentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!