Amamentação

Páginas: 19 (4712 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


Aconselhamento e Manejo Clínico em Amamentação.
24 a 28 de março de 2014




Maria Cleonice de Oliveira Viana


1º Dia (Cooped)

Por que a amamentação é importante:
O aleitamento materno fortalece a imunidade do recém-nascido, mantem o crescimento e desenvolvimento normais, melhora o processo digestivo no sistema gastrointestinal, previne infecções respiratórias e urinárias,favorece o vínculo mãe e filho e facilita o desenvolvimento emocional, cognitivo e do sistema nervoso. A amamentação é gratificante para a mãe e interfere beneficamente na saúde da mulher, por exemplo, diminuindo a probabilidade de câncer de mama, ajudando na involução do útero e na depressão pós-parto.

Composição bioquímica do leite humano:
A principal fonte de energia do leite materno são asgorduras, principalmente Triglicerídeos (98%). Nesse caso, o tipo de lipídeo consumido pela mãe e seu estoque de gordura corporal, influenciam diretamente a composição de ácidos graxos do leite materno, exceto a de colesterol. Além de fornecerem energia, também apresentam importantes papéis fisiológicos e estruturais, sendo o veículo para entrada das vitaminas lipossolúveis do leite.
O principalcarboidrato é a lactose (aprox. 70g por litro). Ela é fundamental na absorção de minerais como cálcio e ferro e sua concentração parece não sofrer influência da dieta materna. A presença de lactose impede o aparecimento de infecções intestinais.
Os minerais presentes no leite são altamente biodisponíveis se comparados ao leite de vaca ou a fórmulas infantis. Sua concentração não é afetada pelaalimentação da mãe. Já as vitaminas (A, D, E, K, C e complexo B) têm sua concentração influenciada diretamente pela dieta materna, daí a importância de uma alimentação variada e balanceada.

Imunologia do leite humano:
O leite humano possui numerosos fatores imunológicos que protegem a criança contra infecções. Como as imunoglobulinas (principais anticorpos), em especial a IgA secretória, atuandocontra microrganismos presentes nas superfícies mucosas. A mãe produz anticorpos contra agentes infecciosos com os quais já teve contato, proporcionando, desse modo, proteção à criança.
O leite materno contém outros fatores de proteção, tais como anticorpos IgM e IgG, macrófagos, neutrófilos, linfócitos B e T, lactoferrina, lisosima e fator bífido. Este favorece o crescimento do Lactobacilusbifidus, uma bactéria não patogênica que acidifica as fezes, dificultando a instalação de bactérias que causam diarréia, tais como Shigella, Salmonella eEscherichia coli.
Alguns dos fatores de proteção do leite materno são total ou parcialmente destruídos pelo calor, razão pela qual o leite humano pasteurizado (submetido a uma temperatura de 62,5oC por 30 minutos) não tem o mesmo valor biológico que oleite cru.

Saúde bucal e aleitamento materno:
A promoção de saúde ocupa o primeiro lugar nos níveis de prevenção. Nesse sentido, o aleitamento materno ajuda a tornar o ambiente favorável a uma boa saúde bucal e menos propício à instalação de doenças bucais e más oclusões. Está relacionado a menores índices de cárie dentária, impacção lingual e redução de hábitos bucais, como sucção digital euso de chupetas, além de favorecer o desenvolvimento normal do sistema estomatognático, evitando prejuízos para mastigação, deglutição, respiração e fala.

Desenvolvimento estomatognático e neuropsicomotor:
Um dos fatores que podem interferir negativamente no sucesso do aleitamento é o uso de chupetas e mamadeiras. Hoje se sabe dos malefícios causados pelo uso destes artifícios não só emrelação à amamentação pela confusão de bicos, mas como a todo o sistema estomatognático (conjunto das estruturas bucais que envolvem a participação da mandíbula).
O bebê não sabe distinguir o peito da chupeta e da mamadeira e acaba “desaprendendo” a ordenhar a mama, já que os movimentos de ordenha e sucção são completamente diferentes. Esta é a confusão de bicos. Além disso, quando usa a chupeta, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • amamentação
  • AMAMENTAÇÃO
  • AMAMENTAÇAO
  • Amamentação
  • Amamentação
  • Amamentacao
  • Amamentação
  • Amamentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!