amamentação

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Amamentação
Quanto maior a prevalencia da amamentação menos é a morbidade infantil
O aleitamento deve ser até aproximadamente 2 anos. É exclusivo ate seis meses.
2008 – aleitamento em florianópolis 50%.
Quebrar o tabu de ver uma criança que anda.
Fisiologia da lactação : Seio lactifero fica armazenado o leite. A criança tem que “abocanhar” bem a areola para comprimir os seios lactiferospara liberar o leite.
A lactogenese : Secreção de agua e ions pelas celualas alveolares, sintese emobilizacao de gordurar, transferencia de ig .
Prod de leite interacao de varios hormonios : prolactina insulina cortisol acth horm do crescimento, hormonio placentario, ocitocina estrogeno e progesterona. Alguns para aumentar a mama e outros pra prod leite proprimaente dito. Mais importantes sao aprolactina, e ocitocina.
Sucção tem de ser frequente para gerar o estimulo prolactina e ocitocina. Tem que esvaziar a mama, pq a propria mama libera um hormonio contrario a producao de leite.
Prolactina secretado e liberado pela hipofise, é responsavel pelo estimulo que desencadeia a producao de leite eo aumento da mama.
Prolactine – mama – produção de leite.
Niveis de prolactina aumentam quandoo bebe suga, producao aumenta de noite, promove relaxamento e conforto à mae ; atua no sangue 30 min apos a mamada
Pra mantes bom nivel de prolactina no sangue : bebe n receber mamadeira ou chupeta, ter uma boa pega ( abocanhar), livre demanda, amamentação a noite.
Ocitocina: homonio produzido pelo hipotalamo e armaz na neurohipofise, promove a ejeçao do leite durante a mamaentacao(age nascelulas mioepiteliais), promove a contracao musculares uterinas durante o parto e pos parto.
È interessante que a ocitocia sofre alteracao pelo estado emocional da criança: só de ela pensar na crianca, ouvir choro, já libera o leite. Nao adianta nem querer injetar ocitocina naquela mae se o estado emocional nao estiver adequado.
Para manter a secrecao de ocitocina: relaxar e acomodarse paraamamentear evitar situacoes estressantes durante a mamada, realizar expressao de um pouco de leite estimulando suavemente o mamilo, massagear a parte superior das costas.
Vantagens do aleitamento materno : aumenta a imunidade(anticorpos), nutrição(regulada – acucar amido proteinas carboidratos...), relacionamento com a criança, bem estar da mãe.
Ideal: crianca só tenha contato com leites de outrosmamiferos apos o primeiro ano de vida. Se for antes de um ano, há risco de sangramento intestinal por irritação da mucosa, prossibilidade de precipitação da alergia por proteinas desses leites.
Aleitamento materno exclusivo : Só leite materno ; Aleitamento materno predominante: Leite materno, e tambem agua, cha ou suco ; Aleitamento materno : inespecifico, total ; Alimentação complementar oportuna :introdução de outros alimentos – Leite materno e complemento.
90% pdas maes decide se vai amamentar antes do parto.
O leite humano é um fluido dinamico que: muda de composicao, provendo nutrientes especificos para cada idade e situacao, variacao de sabor de mamada a mamada – algumas pesquisas indicam que a crianca comeca a aceitar diversos tipos de alimentacao de acordo com o que a mae come,contem os nutrientes mais adequados para a especie humana.
Logo que a criança nasce produz – se o colostro : o leite mais concentrado de nutrientes, é amarelo pela presenca de vitamina A ( caroteno). Depois tem – se o leite de transição : secretado entre 4 e 10 dias apos o parto, é um pouco amarelado e ate que ele fica bem branco que é o leite maduro.
Colostro : aparece cerca do setimo mes degestacao, é espesso, pegajoso e amarelo, completo como primeiro alimento, volume ( 10 a 100 ml por dia). A capacidade gastrica é de 20 ml quando a crianca nasce, a medida que ela vai crescendo a capacidade vai crescendo ate 200mml com um ano.
A crianca tem menor atividade de tripsina nos fluidos duodenais, baixos niveis de amilase pancreativa nos primeis meses... algo de absorcao.
Colostro é rico em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • amamentação
  • AMAMENTAÇÃO
  • AMAMENTAÇAO
  • Amamentação
  • Amamentação
  • Amamentacao
  • Amamentação
  • Amamentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!