Amamentação

Páginas: 23 (5750 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO PARA A CRIANÇA E PARA A MÃE: REVISÃO DE LITERATURA
Ádlla Nayhanne de Andrade Holanda1
RESUMO
O aleitamento materno oferece inúmeros benefícios, tanto para mãe como para o filho. A importância dessa prática tem sido abordada cada vez mais, pelos profissionais enfermeiros, tendo em vista a necessidade de implantar ações que incentivem a amamentação, uma vez quevários fatores interferem na realização do aleitamento materno adequado. O estudo tem como objetivo mostrar de forma esclarecedora através de pesquisas já existentes, os benefícios que a amamentação oferece para a saúde da criança e para a saúde da mãe, ressaltar a importância do período da amamentação nos primeiros meses de vida e identificar os fatores que contribuem para o desmame precoce,destaca também a importância do profissional enfermeiro no incentivo desta prática. Este estudo permite o atendimento do tema e sua inteira relevância. A investigação foi realizada através de pesquisas em bases virtuais de estudo.
Descritores: Aleitamento Materno, Saúde Materna, Saúde da Criança, Atenção Básica.
ABSTRACT
Breastfeeding offers many benefits for both mother and the child. Theimportance of this practice has been increasingly addressed by the nurses, in view of the need to implement actions that encourage breastfeeding, since various factors interfere with the achievement of adequate breastfeeding. Thus, this article discusses the benefits of breastfeeding to the child and the mother. The study aims to show so enlightening through existing research, the benefits thatbreastfeeding provides for the child's health and the health of the mother, as well as underscoring the importance of the period of breastfeeding in the first months of life and identify factors that contribute to early weaning, also highlights the importance of the professional nurse in encouraging this practice. This study allows the care of the issue and its sole relevance. The research was conductedthrough literature searches related and virtual bases of study.
Keywords: Breastfeeding, Maternal Health, Child Health, Primary Care.




INTRODUÇÃO
A Organização Mundial da Saúde- OMS (2001) recomenda que as crianças sejam amamentadas de forma exclusiva até os sexto mês de vida, e após este período, inicie gradativamente a alimentação complementar mantendo a amamentação até pelo menos osdois anos de idade e justifica a importância da prática, por que com a ingestão de 500 ml de leite materno diário, o mesmo ainda fornece cerca de 75% das necessidade de energia, 50% de proteína e 95% de vitamina A e proteção imunológica.
De acordo com Costa (2000: p.446) o leite materno contém proteínas, carboidratos, açúcares, gorduras, vitaminas, minerais e água que a criança necessita para umbom desenvolvimento, não sendo necessário nenhum outro tipo de alimento nos primeiros meses de vida. “As inúmeras vantagens que o aleitamento materno oferece ao neonato são indiscutíveis, e assumir tal prática poderia prevenir mais de 6 milhões de mortes de crianças menores de 12 meses a cada ano em todo o mundo.”(JOVENTINO, 2011: p.176).
O aleitamento materno é uma etapa do processo reprodutivofeminino cuja prática resulta em benefícios para a saúde da mulher e da criança envolvidas no processo da amamentação, com repercussões positivas para a sociedade. Ao optar pela prática, a mãe além de prover o alimento ao filho, mantém proximidade corporal repleta de sentidos para a relação mãe e filho. (TAKUSHI, 2008: p.492).

A Atenção Básica de Saúde tem um papel importante para o incentivodo aleitamento materno. No estudo de Oliveira (2005: p.1902) uma vez que estão diretamente ligados com a saúde da família, caracterizando-se por um conjunto de ações de saúde, que abrange a promoção e a proteção da saúde, com a prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, redução de danos e a manutenção da saúde, observando os riscos mais presentes na população e assim oferecer uma atenção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • amamentação
  • AMAMENTAÇÃO
  • AMAMENTAÇAO
  • Amamentação
  • Amamentação
  • Amamentacao
  • Amamentação
  • Amamentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!