Amamentação

Páginas: 2 (314 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
Não há dúvidas de que a amamentação proporciona inúmeros benefícios para a criança, a mãe, e a sociedade como um todo. Estudos têm comprovado que o leite humano oferece a criança um melhordesenvolvimento. Por esses e outros motivos tem-se investido nas ações de promoção da amamentação.
Por recomendação do Ministério da Saúde, a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de vida e atédois anos, mesmo que os lactentes recebam alimentos complementares. Aconselha-se ainda, que as práticas apropriadas de alimentação sejam de essencial importância para a sobrevivência, crescimento,desenvolvimento, saúde e nutrição dos lactentes.
Estudiosos vêm se preocupando em pesquisar os fatores que levam ao desmame precoce e acreditam que trabalhar fora, sendo informal ou não, é um dos motivosque dá origem a tal ocorrência. Provedora do alimento para seu filho, a mulher assume papel importante no mercado de trabalho. Por conseguinte, surge à necessidade de estender para as mães,empregadores e profissionais de saúde, o saber sobre as leis que protegem a gravidez e a amamentação.
Neste ínterim, novas leis entram em vigor como: as que amparam as gestantes, durante o pré-natal, parto epós-parto, que dá direito ao alojamento conjunto, as filas preferenciais para gestantes, mulheres com criança de colo, e lactantes, com a Lei 10.048/ 2000, a licença maternidade e paternidade pelaConstituição Federal, além das leis trabalhistas e os direitos a saúde da mulher.
Motivo este que nos despertou interesse em realizar este estudo. Durante o período de estágio observamos a falta deinformações dessas mulheres, acerca de seus direitos enquanto mães trabalhadoras e cidadãs, especialmente no que se refere ao período de amamentação.
Diante do exposto, justifica-se a importância erelevância deste estudo, já que a enfermagem é a profissão que está presente às 24 horas do dia na assistência ao cliente das diversas classes sociais, já que somos a mola mestra que impulsiona a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • amamentação
  • AMAMENTAÇÃO
  • AMAMENTAÇAO
  • Amamentação
  • Amamentação
  • Amamentacao
  • Amamentação
  • Amamentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!