AMAMBIENTE DOS NEGOCIOS NO BRASIL

1987 palavras 8 páginas
Serviço Nacional de Aprendizagem na Industria

GABRIELA

AMBIENTE DOS NEGOCIOS NO BRASIL

Vila Rica
2014

IDENTIDADE PROFISSIONAL

A identidade profissional começa pelo um bom currículos dos profissionais, onde muitos não possuem o que chamo de “coluna vertebral de carreira”, ou mais precisamente, aquilo que pode gerar uma “identidade profissional”.
Quando não está claro aquilo que confere identidade profissional ao sujeito, o ciclo de vida de sua carreira pode ficar comprometido. O que se vê nesta situação é uma carreira retratada em um “desenho das ondas do mar – marolas que sobem e descem – que podem dar prazer por alguns momentos, mas logo desaparecem”
Um ciclo de vida de carreira moldado por uma identidade profissional evidente, se comportar de outro modo, o “desenho é de uma montanha que, em um determinado momento, há o movimento de subida e outro, de descida, mas sempre com movimentos planejamentos e interdependentes”. No caminho de subida, o profissional já prepara o momento de descida e pode ir colhendo os frutos que deixou no percurso de subida. Não é algo inesperado, mas preparado e estrategicamente pensado, com toda a sua intencionalidade.
Aqueles profissionais que sabem definir a sua identidade profissional, podem projetar um ciclo de vida de carreira “impecável”, mitigando riscos e acelerando o alcance de metas e bons resultados.
O “desenho da identidade profissional” está a serviço do ciclo de vida da carreira – podemos exemplificar em um caso recente de análise de ciclo de vida de carreira: Um profissional apresentou um currículo que, no primeiro momento, o desenho estava mais para as “marolinhas do mar”, do que para uma montanha. Eram passagens momentâneas entre suas atividades no ramo da gastronomia, intercaladas com gestão de lojas e restaurantes, como também em serviços administrativos. No detalhamento do currículo, por meio de uma entrevista oral, foi possível enxergar um outro desenho para a

Relacionados

  • LIVRO PROPRIETÁRIO LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDÊNCIÁRIA
    72753 palavras | 292 páginas