Amalgama dentística

Páginas: 11 (2714 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
1 Nomenclatura e Classificação das Cavidades
de Prof. Dr. Fernando Mandarino
com a colaboração de Alessandra N. S. Rastelli; Cristina Magnani; Elaine C. Guerbach Conti; Emanuel Arraes Alencar; Laura E. H. de Andrade; Liz Marie G. Sierpinski; Luana C. Oliveira Araújo; Patrícia S. Jardim; Ricardo P. de Faria; e Maria Salete C. Machado.

1.1 Introdução
A Dentística Restauradora é aespecialidade que trata da recuperação de dentes com alteração morfológica, estética e funcional. Na realidade, hoje, o preparo cavitário sofreu significativas mudanças graças ao surgimento de novos materiais protetores e restauradores culminando em novas concepções13. Porém, o amálgama continua a ocupar um espaço importante na área da restauração dental4. O amálgama de prata foi introduzido na profissãoodontológica por Bell, na Inglaterra e por Taveal, na França, em 1826. Os irmãos Crawcour, dois dentistas franceses, em 1833, lançaram nos Estados Unidos o material denominado “Royal Mineral Succedaneum” com precárias propriedades físicas e mecânicas supostamente fabricado a partir de limadura de moedas de prata que era misturada com mercúrio. Desde então, as limalhas para amálgama têm sofrido váriasmodificações, onde em 1895, G.V.Black realizou extensas investigações metalúrgicas desenvolvendo uma fórmula que foi a base, por mais de meio século das ligas para amálgama e sucessivas mudanças têm sido incorporadas a estes produtos até chegarmos às ligas atuais e este material restaurador tem sido muito utilizado devido algumas vantagens como: biocompatibilidade, longevidade, facilidade demanipulação e baixo custo , o que leva a seu sucesso universal. Quanto aos preparos cavitários, estes foram executados de forma empírica até o final do século passado. Em 1908, Black7 elaborou as primeiras normas para se confeccionar um preparo cavitário, denominando de Princípios Gerais do Preparo Cavitário. Segundo Mondelli et al25, Nomenclatura é o conjunto de termos peculiares a uma arte ou ciênciapelos quais indivíduos de mesma profissão são capazes de se entenderem mutuamente, portanto, é necessário o conhecimento das nomenclaturas das cavidades para o entendimento e informações entre os profissionais da área odontológica em como realizar o preparo de uma cavidade.

1

1.2 Denominações dos Preparos Cavitários
1.2.1 Denominado de Acordo com o Número de faces em que ocorre: =>Simples – uma só face. ( Fig.1.1); => Composta – duas faces.( Fig.1.2); => Complexa – três ou mais faces. ( Fig.1.3).

1.2.2 As faces do dente envolvidas, recebendo o nome das respectivas faces:

=> cavidade preparada na face oclusal: cavidade oclusal = O (Fig. 1.1A);

A

B

Figura 1.1 Cavidades simples: oclusal (A); mesial (B).
(Busato, A.L.S., Restaurações em dentes posteriores, 1996.Mondelli, J., Procedimentos Pré-Clínicos, 1997.)

=> cavidade que se estende da face oclusal à face mesial: cavidade mésio-oclusal = MO (Fig. 1.2);

Figura 1.2 Cavidades compostas mésio - oclusais (M.O.).
(Busato, A.L.S., Restaurações em dentes posteriores, 1996. Mondelli, J., Procedimentos Pré-Clínicos, 1997.)

=> cavidade que se estende às faces mesial, oclusal e distal: cavidademésio-ocluso-distal = MOD (Fig. 1.3A); => quando a preparação envolve as faces mesial, oclusal e lingual: cavidades mésio-ocluso-lingual (Fig. 1.3B). 2

A

B

Figura 1.3. Cavidades complexas: M.O.D. (A) e M.O.L (B).
(Busato, A.L.S., Restaurações em dentes posteriores, 1996. Mondelli, J., Procedimentos Pré-Clínicos, 1997.)

1.2.3 A forma e a extensão das cavidades (Mondelli, J., ProcedimentosPré-Clínicos, 1997) => Intracoronárias (Inlay): cavidades confinadas no interior da estrutura dental, como uma caixa pura. Ex: classe I oclusal, classe V, classe II composta e complexa sem proteção de cúspides (Fig. 1.4);

Figura 1.4. Cavidades intracoronárias “INLAY”.
(Busato, A.L.S., Restaurações em dentes posteriores, 1996. Mondelli, J., Procedimentos Pré-Clínicos, 1997.)

=> Extracoronárias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amalgama
  • dentistica
  • Amalgama
  • Dentística
  • Amálgama
  • dentistica
  • Dentistica
  • dentistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!