Amadurecimento_e_ativação_de_Linfócito_B

344 palavras 2 páginas
Amadurecimento de Linfócito B Logo após a hematopoese, os linfócitos B na medula óssea possuem apenas o receptorCD20, que se caracteriza por ser a identificação deste linf B (RG do linf B). São denominados PRÓ-B. Com o tempo eles começam a produzir metade de outro receptor de membrana, por isso são chamados de PRÉ-B. Esta metade de um receptor é representado por uma Ig do tipo IgM (monomérica). Quando eles terminam de produzir este receptor (IgM monomérico) ele é chamado de IMATURO (pois possuem somente uma Ig na membrana do linf B) e no final do processo além de manter o IgM também produz IgD e é chamado de MADURO. A presença dos receptores (que na verdade são anticorpos do tipo associado a membrana plasmática) IgM + IgD formam o BCR (receptor de linfócito B). Ativação de Linfócito B Após o amadurecimento, os linfócitos B vão até os órgãos linfóides secundários (ex. linfonodos) e são ativados de duas maneiras: 1- Independente de linfócito T Ocorre quando os antígenos (M.O. extracelulares) se ligam diretamente no BCR do linfócito B. Este por sua vez se transforma em Plasmócito (linf. B ativado) e produz anticorpos solúveis (IgM pentamérica, IgG, IgE e IgA).
Estes linfócitos B ativados sofrerão mitose e formarão muitos linf. B iguais ao primeiro. Estes serão linf. B efetores. Neste tipo de ativação não ocorre formação de linf. B de memória. 2- Dependente dos linfócitos T Ocorre quando os macrófagos (após fagocitose) ativam os linfócitos T (auxiliares CD4+) e estes por sua vez ativam os linf. B para aumentar a resposta contra estes antígenos. O TCR do linf T “beija” o MHC II do linf B ativando-o. Agora o Linf B é chamado de PLASMÓCITO produtor de anticorpos solúveis.
Estes linfócitos B ativados sofrerão mitose e formarão muitos linf. B iguais ao primeiro. Estes serão linf. B efetores e de memória. Os efetores (mais ou menos 90% deles) serão os que circularão pelo corpo buscando os antígenos. Os de memória ficarão “guardados” nos órgãos linfoides

Relacionados