Amabily kAROLESKI

1169 palavras 5 páginas
RADIAÇÕES IONIZANTES
Stela Schwenker
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Joinville
Biomedicina – Turma B – Disciplina de Física Aplicada

1 INTRODUÇÃO
As radiações ionizantes são componentes de um todo chamado radiações, nas quais se pode destacar a energia que é propagada com emissores, passando por qualquer meio. Essa radiação ionizante, já causou muitos acidentes, incidentes, que afetaram diversos países, inclusive o Brasil, pois antes de ocorrerem vazamentos dessas radiações, ou até mesmo explosões, nenhum país era preparado para caso de emergências.

2 RADIAÇÕES

A radiação é uma energia que se propaga através de um emissor, por qualquer meio. Ela pode ser vista como uma partícula atômica ou subatômica, como por exemplo, alfa, elétrons, pósitrons, prótons, nêutrons. Além dessa forma, ela também pode se apresentar através de onda eletromagnética, que é constituída de campos elétricos e campos magnéticos oscilantes. Pode ser caracterizada pelo comprimento de onda que possui ou pela frequência da onda.
Na história mundial, houveram muitas polêmicas relacionadas a natureza da luz, não sabiam ao certo se ela era uma onda ou se era apenas constituída por partículas. No entanto, a teoria mais moderna, desenvolvida por Einstein e Max Planck, correlaciona partícula com ondas, no qual a onda eletromagnética é emitida e evolui em pequenos grupos de energia, chamado fótons. Os fótons podem atravessar um meio sem fazer quaisquer interação. Qualquer tipo de radiação pode interagir com os corpos (inclusive o humano) fazendo um depósito de energia, porém, a forma em que essa energia vai interagir irá depender do tipo da energia, e também do meio absorvedor.
Dentro da classificação de radiações, existe a radiação ionizante, no qual entra a discussão sobre o dano biológico que esta pode transmitir. Essa radiação é capaz de arrancar um elétron de um átomo. Partículas alfa, beta, gama quando possuem uma energia determinada, que é suficiente, são

Relacionados