Am Rica Latina Conlitos S Culos XX E XXI

2769 palavras 12 páginas
América Latina

Introdução

A colonização espanhola na América foi implantada a partir da formação de três vice-reinos e quatro capitanias gerais. Porém, a metrópole tentou impor uma unidade a partir da língua, da religião e da estrutura político-administrativa.
Esses elementos, entretanto, não conseguiram representar forças de coesão que garantissem a manutenção da unidade do império espanhol. Correspondiam, por sua vez, à natureza do sistema colonial – originário do absolutismo monárquico e do mercantilismo – que não levava em consideração as diversas identidades existentes entre os povos nativos e mesmo entre os brancos nascidos na América, conhecidos como criollos.
No aspecto econômico, também houve colaboração para desestruturar essa pretensa unidade: o declínio da mineração foi um grande abalo na organização colonial, impulsionando a descentralização econômica.
Enquanto o minério enriquecia uma pequena oligarquia boliviana e algumas empresas norte-americanas, aqueles que trabalhavam mal tinham o que comer. Para tapear a fome, faziam como seus antepassados: mascavam folhas de coca. E continuavam trabalhando.
Dessa forma, quando a crise do sistema colonial abateu-se sobre o continente, vários movimentos de independência foram formados, demonstrando, mais uma vez, as diferenças existentes. A independência fez desaparecer o elo compulsório imposto pela metrópole espanhola, fazendo a derrubada de seu império na América e dando lugar ao surgimento de dezoito países independentes.
Essa fragmentação atendeu aos interesses das oligarquias rurais e aos seus maiores representantes: os caudilhos. Apesar de se dividirem em liberais e conservadores, socialmente eram oriundos da aristocracia rural e tinham no caudilhismo um meio de controlar as massas populares.
Dessa forma, o século XIX foi marcado pelas lutas políticas entre caudilhos, disputando ora o poder regional, ora o poder nacional e, quase sempre, prestando contas ao imperialismo inglês que se fazia presente

Relacionados

  • Livro de alexandre de morais
    90963 palavras | 364 páginas