América

Páginas: 3 (556 palavras) Publicado: 2 de fevereiro de 2015
Avaliação
Prof. Ana Raquel
Discente: Gabriela Bernardini Coral – Diurno
Questão-
Baseados nos textos e aulas expositivas expliquem a reinvenção da história dos EUA no século XIX, que tem nohomem da fronteira o símbolo de sua cidadania.
Resposta-
Podemos observar, no estudo do texto de Turner, como ele passa a ter uma nova visão a partir do século XIX sobre a história dos Estados Unidos.Turner renova a historiografia americana a partir do momento que visa à originalidade das instituições estadunidenses graças à experiência fronteiriça e não da continuidade com as instituições de cunhoeuropeu. As fronteiras criaram algo que era originalmente americano, e não dependente de outros países europeus. Antes disso, os historiadores viam o desenvolvimento político na América do Norte comoalgo natural das formas políticas europeias. Temos até aqui duas diferentes historiografias relacionadas ao estudo dos Estados Unidos e sua formação. Há ainda aqueles historiadores que creem que aGuerra Civil e a Reconstrução foram períodos que definem a história estadunidense. Voltando a Turner, ele se concentra na região do Oeste, na expansão para essa região, ignorando qualquer tipo deruptura econômica ou social e outros pontos.
Quando Turner propõe a ideia da Fronteira, ele muda o foco para uma visão humanitária, e não descritiva de fatos, de cronologia, mas seu foco é a expansão parao Oeste. Turner quebra a “dependência” das instituições políticas europeias afirmando que é no solo americano que se faz a história estadunidense, com o meio ambiente e a geografia interagindo ebeneficiando o povo estadunidense. Mesmo que as pessoas viessem da Europa, as culturas, chegando na América do Norte, o próprio meio fazia com que essas pessoas alterassem seus costumes, tendo de seadaptar ao meio, ou seja, criando uma nova perspectiva de vida, a sua original cultura. Sendo assim, o homem da fronteira foi aquele que não buscaria liderança, dependência exterior, mas são homens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • america
  • america
  • America
  • America
  • As AMÉRICAS
  • america
  • america
  • americas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!