América latina

Páginas: 7 (1503 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
COLÉGIO DE APLICAÇÃO
DISCIPLINA: ESTUDOS LATINO-AMERICANOS – E.L.A.
PROFESSORA: IVONETE DA SILVA SOUZA
Março 2004 – texto 1º

AMÉRICA LATINA

O ponto central e unificado da História da América Latina é a conquista e a colonização. Sua população está prestes a atingir meio bilhão de habitantes, e ainda assim, convivecom velhas ruínas, aldeias com paredes caiadas e telhados vermelhos continuamente habitadas por mil anos. Alguns latino-americanos ainda cultivam milho ou mandioca em pequenos lotes escondidos entre bananeiras, preservam dos modos de vida rurais razoavelmente tradicionais. Mas, nos dias de hoje, a maioria dos latino-americanos vive em cidades barulhentas e agitadas que tornam suas sociedades bemmais urbanizadas do que as de países em desenvolvimento na Ásia e na África. Megacidades como Buenos Aires, São Paulo e Cidade do México há muito superaram a marca de dez milhões, e muitas outras capitais da região não ficam muito atrás. A América Latina é o mundo em desenvolvimento e também o ocidente, um lugar onde mais de nove entre dez pessoas falam uma língua européia, e seguem uma religiãoeuropéia. A maioria dos católicos do mundo é latino-americano. E a América Latina tem profundas raízes nas culturas indígenas também.
Atualmente, muitos latino-americanos vivem e trabalham em circunstância não muito diversas das da classe média dos Estados Unidos. A semelhança parece ter crescido nos últimos anos, à medida que um governo após outro na região liberalizou suas políticas comerciais,facilitando a importação de automóveis, videocassetes e aparelhos de fax. Mas a grande maioria dos latino-americanos está longe de poder adquirir esses itens. Uma família proprietária de algum tipo de automóvel está bem acima da média, mas a grande maioria dispõe de algum acesso à TV, ainda que na casa do vizinho. Assim, muitos brasileiros, chilenos e colombianos, embora não possam ter um automóvel,vivem imersos na cultura de consumo ocidental e, noite após noite, assistem a reluzentes comerciais de TV feitos para quem pode imitar o estilo de vida da classe média norte-americana. Por essa razão, e não apenas devido à proximidade e à pobreza, tantos latino-americanos vão para os Estados Unidos.
Vejamos agora os contraste entre os países. O Brasil ocupa metade do continente sul-americano,com uma população chegando a duzentos milhões. Entretanto, a maioria dos países da América Latina é bem pequena. As populações do Panamá, Porto Rico, Paraguai, Nicarágua, Honduras e El Salvador caberiam na Cidade do México ou na gigantesca cidade brasileira de São Paulo. Os contrastes em outros indicadores sociais também são grandes. A Argentina e o Uruguai têm taxas de alfabetização comparáveis àsdos Estados Unidos e do Canadá, enquanto 44 por cento da população adulta da Guatemala não sabe ler. Os costarriquenhos atingem, em média, avançada idade de 77 anos, enquanto os bolivianos vivem apenas 62 anos.
Com relação a formação étnica, a América Latina apresenta uma grande diversidade. A maioria dos Mexicanos descende de povos indígenas e dos espanhóis que colonizaram o México. Acelebração mexicana do Dia dos Mortos – com seus doces em forma de caveira convidam as pessoas a “comerem sua própria morte” – representa uma mentalidade tão estranha para um não mexicano exatamente por causa de sua inspiração íntima predominantemente não-ocidental. A capital da Argentina, por outro lado, é em termos étnicos mais européia do que Washington D.C. Além de uma porcentagem maior da populaçãodescender apenas de imigrantes europeus, ela também mantém mais contatos com a Europa, como a dupla cidadania Argentina-espanhola e parentes nascidos na Itália ou na Inglaterra. A moderna paisagem urbana de Buenos Aires imita ostensivamente a de Paris, e os filmes franceses têm uma popularidade ali maior do que em outros países americanos.
A experiência da diversidade racial tem sido decisiva...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • América Latina
  • America latina
  • America latina
  • America Látina
  • História da américa
  • America latina
  • America Latina
  • America latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!