Alótropos IFES

602 palavras 3 páginas
2013

ALÓTROPOS DO
CARBONO, ENXOFRE
E FÓSFORO
Trabalho de Química Geral - Alotropia
Pesquisa Professor Arlan Gonçalves.

Alotropia é o fenômeno em que um mesmo elemento químico pode originar substâncias simples diferentes. As substâncias simples distintas são conhecidas como alótropos. Estes alótropos são diferentes modificações estruturais do elemento, ou seja, os átomos do elemento estão ligados entre si de uma maneira diferente.

Elioenay Bragança
Instituto Federal do Espírito Santo
13/06/2013

PYMOL:

JMOL :

Aqui estão representadas as figuras do Grafite em estilo “Bastões e Esferas” e “Van
Der Waals”, respectivamente.
Podemos notar que a molécula de Grafite é constituída por extensas camadas de átomos de carbono, que formam folhas com anéis unidos - mais ou menos como uma tela. Essas "telas" de carbono deslizam facilmente umas sobre as outras, e ao escrever com um lápis de grafite o rastro deixado é feito dessas camadas, que vão se espalhando quando o lápis é atritado com o papel.

PYMOL

JMOL:

Representação do Fulereno em estilo “Bastões e Esferas” e “Van Der Waals”, respectivamente. Podemos observar que a molécula de Fulereno é constituída não por milhares de carbonos, mas sim por pequenas esferas que são aglomerados de carbonos, o C60 é o mais comum, mas existem dezenas de outras moléculas, como C20 e C70.

PYMOL:

JMOL:

Representação do Diamante em estilo “Bastões e Esferas” e “Van Der Waals”, respectivamente. Diamante é a substância natural mais dura que se conhece, suas moléculas possuem os átomos muito dispostos entre si, o que lhe dá um aspecto de dureza e rigidez,

PYMOL:

JMOL:

Representação do Enxofre Monocíclico em estilo “Bastões e Esferas” e “Van Der
Waals”, respectivamente.
O Enxofre Monocíclico tem a forma de agulhas e são opacas, estrutura básica é um anel de 8 átomos que estão ligados entre si em uma cadeia cíclica.

PYMOL:

JMOL:

Representação do Enxofre Rômbico

Relacionados