Alzheimer

Páginas: 3 (541 palavras) Publicado: 2 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
A Doença de Alzheimer(DA) teve seu primeiro caso comunicado em 1906, pelo médico alemão Alois Alzheimer. Ela está inserida no contexto de uma doença que afeta principalmente osidosos e compromete sua integridade física, mental e social, provocando assim uma dependência total com cuidados cada vez mais complexos. É uma doença degenerativa e progressiva com altos custosfinanceiros.
Estima-se que exista mais de 15 milhões de pessoas com Alzheimer em todo o mundo e no Brasil mais de 500 mil. Nos EUA a DA é uma das maiores taxas de óbito e continuando assim a tendência éque em 2030 os EUA esteja gastando cerca de 30 bilhões de dólares por ano só com essa doença. Sem contar os custos indiretos relacionados com a doença, com o cuidador, com a perda de produtividade doscuidadores e o impacto negativo na saúde do cuidador.
O número de idosos no Brasil e no mundo tem aumentado, com isso tem havido uma diminuição de morte por doenças infectocontagiosas e aumento daincidência e morte por doenças crônicas degenerativas, típicas de idades mais avançadas, como é o caso da doença de Alzheimer.
Mal de Alzheimer é a principal causa de demência em pessoas comidade acima de 50 anos, embora a prevalência na faixa etária de 60 a 65 anos esteja abaixo de 1%, a partir dos 65 anos ela praticamente duplica a cada cinco anos. Depois dos 85 anos de idade, atinge 30a 40% da população.
Os primeiros sintomas são muitas vezes relacionados com o envelhecimento natural ou com o estresse, é observado também uma desorientação de tempo e espaço. Com o passardos anos aumenta a dificuldade em reconhecer e identificar objetos e na execução de movimentos.
Inicialmente a memória  em curto prazo é a mais afetada. Começa a existir também problemascom a linguagem, com o passar do tempo os problemas de memória pioram e o paciente pode deixar de reconhecer os seus parentes e conhecidos, a memória de longo prazo vai-se perdendo e alterações de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • alzheimer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!