alzheimer

Páginas: 6 (1484 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2014
Demência;

Definição de demência:

Demência é uma síndrome caracterizada pelo declínio progressivo e global das funções cognitivas, na ausência de um comprometimento agudo do estado de consciência, e que seja suficientemente importante para interferir nas atividades sociais e ocupacionais do indivíduo.
O diagnóstico de demência exige a constatação de deterioração ou declínio cognitivo emrelação à condição prévia do indivíduo.

O que é a Doença de Alzheimer (Introdução)

A doença de Alzheimer é a mais freqüente forma de demência entre idosos.
Alzheimer – uma doença degenerativa que destrói células do cérebro lenta e progressivamente.
O seu nome vem de Aloïs Alzheimer, um psiquiatra e neuropatologista alemão que, em 1906, foi o primeiro a descrever os sintomas assim como osefeitos neuropatológicos da doença de Alzheimer, como sendo uma desordem progressiva do Sistema Nervoso Central, que provoca lesões características no cérebro, como a perda difusa de neurônios no hipocampo e no neocórtex.

A doença afeta a memória e o funcionamento mental (por exemplo, o pensamento e a fala, etc.), mas pode também conduzir a outros problemas, tais como confusão, mudanças dehumor e desorientação no tempo e no espaço.

Inicialmente, os sintomas, tais como dificuldades de memória e perda de capacidades intelectuais, podem ser tão sutis, que passam despercebidos, tanto pela pessoa em causa como pela família e pelos amigos.

No entanto, à medida que a doença progride, os sintomas tornam-se cada vez mais notórios e começam a interferir com o trabalho de rotina e com asatividades sociais. As dificuldades práticas com as tarefas diárias, como vestir, lavar e ir ao banheiro torna-se gradualmente tão severas que, com o tempo, a pessoa fica completamente dependente dos outros.
A doença de Alzheimer não é infecciosa nem contagiosa. É uma doença terminal que causa uma deterioração geral da saúde. Contudo, a causa de morte mais freqüente é a pneumonia, porque àmedida que a doença progride o sistema imunológico deteriora-se, e surge perda de peso, que aumenta o risco de infecções da garganta e dos pulmões.
No passado, costumava-se usar o termo doença de Alzheimer em referência a uma forma de demência Pré-senil (caracteriza-se por um processo de dissolução progressiva das funções instrumentais da linguagem, das práxis e do conhecimento), oposta à demênciaSenil (ocorre por lesões destrutivas do parênquima nervoso, tanto das células quanto das fibras, que sofrem atrofia e degeneração.

Existe agora, contudo, uma melhor compreensão de que a doença afeta pessoas tanto abaixo, como acima dos 65 anos de idade. Conseqüentemente, a doença é, agora, referida como uma demência pré-senil, ou senil, de tipo Alzheimer, dependendo da idade da pessoa em causa.DIAGNÓSTICO DA DOENÇA DE ALZHEIMER:
Quando existem problemas de demência, após eliminar a possibilidade de outras doenças que causam os mesmos sintomas, incluindo problemas da tireóide, derrame (acidente vascular cerebral) e depressão, podemos suspeitar da doença de Alzheimer. A avaliação da doença de Alzheimer normalmente inclui testes de memória, exames de sangue e imagens do cérebro(tomografia, PET, SPECT, ressonância magnética).
Para o diagnóstico da Doença de Alzheimer não se exige apenas a presença de um prejuízo da memória, como vimos, mas, sobretudo, também de um prejuízo na linguagem, na capacidade cognitiva, e social.
Além do método em avaliar-se o quadro clínico e do método do exame anatomopatológico para o diagnóstico da Doença de Alzheimer, restariam às provas genéticase a neuroimagem cerebral.
As características de imagem dessa doença consistem num aumento do volume dos ventrículos laterais, terceiro ventrículo com tamanho de até 2 vezes o tamanho normal, associado ao alargamento dos sulcos corticais. Mas essas alterações também não são exclusivas da Doença de Alzheimer, podendo ser encontradas em outros estados de demências ou mesmo no envelhecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • alzheimer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!