Alzheimer

Páginas: 11 (2574 palavras) Publicado: 19 de junho de 2013
INTRODUÇÃO

O nome “Doença de Alzheimer” advém de um médico Alemão, Alois Alzheimer (1864-1915), que observou lesões no cérebro nunca vistas, durante uma autópsia, em 1906.
A doença de Alzheimer (DA) é a forma mais comum de demência entre os idosos. A demência é uma desordem cerebral que afeta gravemente a capacidade de uma pessoa para realizar atividades diárias.
E o que vem a serdemência? Popularmente,conhecida como esclerose ou caduquice, a demência apresenta como características principais: problemas de memória, perdas de habilidades motoras como: vestir-se,cozinhar, dirigir carro, lidar com dinheiro; problemas de comportamento e confusão mental.
A doença de Alzheimer provoca mudanças nas áreas cerebrais que controlam a memória e o raciocínio. É por este motivo que as pessoasportadoras da doença de Alzheimer tem dificuldade para viver uma vida normal. Hoje sabemos que Alzheimer e outras formas de demência não fazem parte de um envelhecimento normal.
A DA começa lentamente. Primeiro afeta as partes do cérebro que controlam o pensamento, memória e linguagem. Pessoas com DA podem ter dificuldade em lembrar as coisas que aconteceram recentemente ou nomes de pessoas queeles conhecem. Um problema relacionado, é o transtorno cognitivo leve. Muitos, mas nem todas as pessoas com transtorno cognitivo leve irá desenvolver Alzheimer. Ao longo do tempo, os sintomas da Alzheimer se agrava. As pessoas podem não reconhecer membros da família ou têm dificuldade em falar, ler ou escrever.No começo são os pequenos esquecimentos, normalmente aceito pelos familiares como partenormal do envelhecimento, mas que vão agravando-segradualmente.
Os idosos tornam-se confusos, e por vezes, ficam agressivos, passam a apresentar distúrbios de comportamento e terminam por não reconhecer os próprios familiares. O portador pode esquecer de como escovar os dentes ou pentear o cabelo. Mais tarde, eles podem ficar ansiosos ou agressivos ou perambulando longe de casa. Finalmente, elesprecisam de cuidado total. Isto pode ser muito estressante para os membros da família que tomam conta dos seus familiares.
Nenhum tratamento pode deter a doença. No entanto, alguns medicamentos podem ajudar a evitar por um tempo limitado os piores sintomas. As causas do desenvolvimento da doença ainda não são totalmente conhecidas pela medicina. Algumas pesquisas enfatizam um componentehereditário, outros falam de alguma virose, enfim, não se sabe ainda ao certo qual seria a causa dessa doença. É importante saber que, atualmente, ela ainda não tem cura, mas cuidados apropriados podem ajudar a pessoa com Alzheimer viver com mais conforto.

ETIOLOGIA

A doença de Alzheimer de início precoce, os seus primeiros sintomas aparecem antes da idade 60 anos e é muito menos comum do que a deinício tardio, mas tende a evoluir rapidamente. A DA de início precoce pode ser herdada e vários genes têm sido identificados.
A doença de Alzheimer de início tardio, a sua forma mais comum , se desenvolve em pessoas com mais de 60 anos . Esta forma da doença pode ser hereditária em algumas famílias, mas o papel dos genes é menos clara.
A idade e a história familiar são fatores de risco para adoença de Alzheimer.
Com o passar dos anos , o risco de desenvolver mal de Alzheimer aumenta. No entanto, o desenvolvimento desta doença não é parte do envelhecimento normal.
Ter um parente próximo, um irmão, irmã ou mãe que desenvolveu a DA aumenta o seu risco.
Ter alguma combinação de genes de proteínas que parecem ser anormal na doença de Alzheimer aumenta o risco.
Outros fatores de riscoque não estão bem testados incluem:
A pressão arterial elevada por um longo tempo
História de traumatismo craniano
O sexo feminino
A importância observada desta doença deve-se ao fato de que a população está aumentando, torna-se grave por uma quantidade cada vez maior de idosos com esta doença. O principal fator de risco para esta doença é a idade avançada, sendo incurável, e irreversível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • Alzheimer
  • alzheimer
  • Alzheimer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!