Alveneria ecologica

1315 palavras 6 páginas
Alvenaria Ecológica

Execução da alvenaria:

A alvenaria estrutural com tijolos de solo cimento é um sistema construtivo racionalizado. Os elementos que desempenham a função estrutural são os próprios tijolos auxiliados por pequenos pilarestes e vigas, executadas a partir do preenchimento de furos e canaletas, com vergalhões, conforme especificado no projeto de estruturas.
Pilares e vigas são desnecessários, pois as paredes distribuem a carga uniformemente ao longo da fundação. Na alvenaria estrutural de blocos de concreto existe uma simplificação do processo construtivo, reduzindo etapas e mão-de-obra, com conseqüente redução do tempo de execução e dos custos.

Materiais utilizados:s d e produtos
No mercado são encontrado diversos tamanhos e modelos de tijolos de solo-cimento, são escolhido de acordo com o projeto, mas para uma alvenaria ecologica os mais comuns a serem utilizados são:
Tijolo modular, meio tijolo e o tijolo canaleta cada um com suas funçoes específicas.

Tijolo modular com encaixe: Assentamento a seco, com cola branca ou argamassa, tubulações passam pelos furos verticais.

Meio tijolo com encaixe: Elementos produzidos para que não haja quebras na formação dos aparelhos com juntas desencontradas.

Tijolo canaleta: Elemento empregado para execução vergas, reforços estruturais, cintas de amarração e passagem de tubulações horizontais.

PROCESSO CONSTRUTIVO EM ALVENARIA DE SOLO-CIMENTO

O projeto da edificação e da alvenaria é de fundamental importância para a elaboração do planejamento das diversas etapas de execução da obra. Como na alvenaria de tijolos modulares de solo-cimento temos a execução simultânea de parte de instalações hidráulicas e elétricas com a alvenaria, o nível de detalhamento do projeto deve ser o maior possível. Devem ser seguidas as mesmas prescrições exigidas pelas normas para a alvenaria estrutural de blocos de concreto.
Segundo Barros e Pecoriello (2004), é de

Relacionados

  • Materias de construcao civil
    8739 palavras | 35 páginas
  • topografia
    64570 palavras | 259 páginas