alvener

1702 palavras 7 páginas
movimentação de terra mecanizada e manual movimentação de terra manual

Até o aparecimento dos equipamentos mecanizados e mesmo depois, a movimentação das terras era feita pelo homem, utilizando ferramentas tradicionais: pá e picareta para o corte, carroças ou vagonetas com tração animal para o transporte.
Como o rendimento da terraplenagem manual é pequeno, esse serviço dependia da mão de obra abundante e barata. Mas com o desenvolvimento tecnológico e social a mão-de-obra foi se tornando cada vez mais escassa e, por conseqüência, mais cara. Para se ter uma idéia do número de operários necessários para a execução braçal do movimento de terra, estima se que para a produção de 50 m3/h de escavação, seriam necessários pelo menos 100 homens.
Desde que a mão-de-obra fosse numerosa, os prazos de execução da movimentação de terras em grandes volumes eram razoáveis, se comparados com os atuais.
Com suficiente organização para resolver os sérios problemas de recrutamento, administração, alojamento e subsistência dos trabalhadores, a terraplenagem manual apresentava rendimento capaz de causar admiração, ainda nos dias atuais.

movimentação de terra mecanizada

Os equipamentos mecanizados, surgidos em conseqüência do desenvolvimento tecnológico, apesar de apresentarem elevado custo de aquisição, tornaram competitivo o preço do movimento de terras, em razão de sua alta produtividade.
Conforme exemplificado anteriormente, percebe-se a notável economia de mão-de-obra introduzida pela mecanização, o que vinha de encontro à escassez cada vez maior do trabalhador braçal, decorrente sobretudo da industrialização.
Resumindo, pode-se entender que a mecanização surgiu em conseqüência de 3 fatores:
a) Escassez e encarecimento da mão-de-obra, causada pela industrialização.
b) Elevada eficiência mecânica dos equipamentos, traduzindo-se em grande produtividade, o que significou preços mais baixos se comparados com os obtidos manualmente, especialmente

Relacionados

  • estudante
    72379 palavras | 290 páginas
  • Fundamentos da Mecânica dos Sólidos e das Estruturas
    103188 palavras | 413 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas
  • Mecanica dos solidos e das estruturas
    112761 palavras | 452 páginas

Outros Trabalhos Populares