Alvenaria estrutral

852 palavras 4 páginas
CAPÍTULO 2 – ALVENARIA ESTRUTURAL

2.1 – Considerações Iniciais

Conforme Prudêncio, Oliveira e Bedin (2002), a utilização da alvenaria como estrutura de edificações data de milhares de anos. Inicialmente eram utilizados blocos de rocha como elementos de alvenaria, mas segundo a NACIONAL CONCRETE MASONRY ASSOCIATION (1988), no ano 4.000 a. C. a argila passou a ser trabalhada, possibilitando assim, a produção de tijolos. Algum tempo depois, os romanos desenvolveram argamassa de cal, usada não só no assentamento, como também no revestimento. Ao longo dos séculos, obras monumentais foram construídas em diversas partes do mundo, demonstrando a capacidade portante da alvenaria. O Parthenon (Figura 1), na Grécia, construído entre 480 a.C. e 323 a.C. e a Muralha da China (Figura 2), no período de 1368 a 1644, são alguns exemplos do uso desta técnica.

Figura 1 – Parthenon, na Grécia (Wikipédia (2013))

Figura 2 - Muralha da China, Juyongguan, próximo a Beijing (Michael S. Yamashita (1998))

No Brasil, a alvenaria estrutural é utilizada desde o início do século XVI. Entretanto, a alvenaria estrutural com blocos estruturais, encarada como um processo construtivo voltado para a obtenção de edifícios mais econômicos e racionais demorou muito a encontrar seu espaço. A partir da década de 70 no Brasil, a alvenaria estrutural passou a ser tratada como uma tecnologia de engenharia, através do projeto estrutural baseado em princípios validados cientificamente e da execução com critérios mais bem definidos. Apesar de sua chegada tardia, o processo construtivo de alvenaria estrutural acabou se firmando como uma alternativa eficiente e econômica para a execução de edifícios residenciais e também industriais (RAMALHO e CORRÊA, 2003).

Sabatitini (2003) descreve que após anos de adaptação e desenvolvimento no país, esta tecnologia construtiva foi consolidada na década de 80, através da normalização oficial consistente e

Relacionados

  • Monografia Concreto Tilt Up
    4662 palavras | 19 páginas
  • Estruturas em Concreto..
    18106 palavras | 73 páginas
  • inovaçao construcao civil
    40018 palavras | 161 páginas
  • Lajes nervuradas
    65004 palavras | 261 páginas