alusai I ii fase

1727 palavras 7 páginas
FASE-FACULDADES ED SERRA-
PÓS – GRADUAÇÃO LATO SENSO
PSICOPEDAGOGIA

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DIFICUDADES DE APRENDIZAGEM.....................................................................4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................15

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO
“O conhecimento surge não dos objetos nem da criança, mas das interações entre a criança e aqueles objetos.” Jean Piaget (1976).

“Apenas o conhecimento da ordem e conexão entre os estágios no desenvolvimento das funções físicas pode... garantir o conhecimento pleno e livre, ainda que ordenado ou em conformidade com as regras, e o exercício das forças físicas. Em uma única palavra, educação em si é precisamente o trabalho de prover as condições nas quais as funções físicas são capacitadas, à medida que elas sucessivamente surgem, para amadurecer e se transformar em funções mais superiores de uma forma livre e plena.” John Dewey & James McLellan (1964, p. 207).

A educação de crianças se baseia no princípio teórico de que a aprendizagem ativa é fundamental para o desenvolvimento pleno do potencial humano e que essa aprendizagem ocorre mais efetivamente em ambientes que provêem oportunidades de aprendizagem apropriadas ao desenvolvimento. Entende-se por aprendizagem ativa o processo dinâmico e interativo da criança com o mundo que a cerca, garantindo-lhe a apropriação de conhecimentos e estratégias adaptativas a partir de suas iniciativas e interesses, e dos estímulos que recebe de seu meio social. Portanto, o principal objetivo da educação é o de estabelecer um modelo operacional flexível com uma estrutura aberta que dê suporte a uma educação adequada ao momento

Relacionados