Alunos em situação de deficiencia

Páginas: 11 (2553 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
 ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA NAS CLASSES COMUNS DO
ENSINO REGULAR: RELATOS DE PROFESSORES

Resumo
O presente trabalho científico tem por objetivo apresentar uma breve síntese e resgatar algumas conclusões da pesquisa que realizei com os professores do Ensino Regular, de cunho qualitativo, tipo estudo de caso, na qual tive por objetivoanalisar os relatos dos mesmos, para tentar compreender suas atuações com alunos em situação de deficiência, em classes comuns do Ensino Regular. Nas conclusões sinalizo para a necessidade de um redimensionamento nos cursos de formação inicial, a criação e a manutenção de espaços permanentes de formação continuada dos professores dentro da própria escola, a inserção de temas como educação inclusiva equestões relacionadas às diferenças nas discussões escolares, entre outros.
Palavras-chave: inclusão escolar, formação de professores, educação inclusiva.
Introdução
A presença de alunos com deficiência nas classes comuns do ensino regular cada vez mais tem se tornado uma realidade, embora trabalhar com as diferenças em sala de aula sempre tenha representado um desafio ao professor. Qualqueraluno que se desvie um pouco do tipo de aluno idealizado pela escola e que coloque em jogo a falsa homogeneidade da sala de aula geralmente é tido como um problema. Com a inclusão escolar, essa dificuldade é trazida à tona e, embora muitas vezes tenha-se a impressão de que ocorre apenas quando existem alunos com deficiência em sala de aula, ela está muito mais presente do que possa parecer. Asuperação dessa dificuldade trará benefícios a todos os envolvidos no processo educacional e pressupõe muitos redimensionamentos.
Quando falamos em incluir alunos em situação de deficiência nas classes comuns do ensino regular, muitas são as resistências. Uma questão apontada com frequência como sendo um entrave à inclusão diz respeito à formação do professor que irá atuar em sala de aula. Podeparecer, à primeira vista, uma questão simples, que pode ser resolvida com cursos de capacitação ou com o trabalho em conjunto com especialistas, mas não é apenas isso. Trata-se de repensar a formação dos professores desde as bases que a sustentam. Isso se faz necessário ,não apenas em função da proposta inclusiva mas, também, porque atualmente o professor está tendo cada vez mais dificuldade emtrabalhar em sala de aula, tendo ou não alunos com deficiência.
Com o objetivo de tentar compreender como os professores das classes comuns da rede regular de ensino que têm alunos com deficiência em sua sala de aula lidam com essa realidade, realizei esta pesquisa, a qual pretendo comentar ao longo deste texto. Inicialmente abordarei algumas questões relacionadas ao tema.

Em seguida, farei umapequena síntese dos caminhos metodológicos que percorri durante a realização da pesquisa e, para finalizar, apresentarei algumas conclusões a que cheguei, no que diz respeito à formação de professores.
Inclusão escolar
A nossa Constituição Federal elegeu como fundamentos da República a cidadania e a dignidade da pessoa humana (art. 1º, incisos II e III) e como um dos objetivos fundamentais apromoção do bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (art. 3º, inciso IV). Garante, também, o direito à igualdade (art. 5º) e trata nos art. 205 e seguintes do direito de todos à educação. Como um dos princípios para o ensino, elege a igualdade de condições de acesso e permanência na escola (art. 206, inciso I), acrescentando ser deverdo Estado garantir o “acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um” (art. 208, V).
Toda escola deve, portanto, atender aos princípios constitucionais, não podendo excluir nenhuma pessoa em razão de sua origem, raça, sexo, cor, idade ou deficiência. No entanto, nosso sistema educacional ainda é bastante excludente e segregatório....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • motivação do aluno em situação de avaliação
  • a situação do aluno no brasil
  • Inclusão de alunos com deficiencia
  • INSERÇAO DO ALUNO COM DEFICIENCIA VISUAL
  • A incluão do aluno com deficiencia intelectual
  • A inclusão do aluno com deficiência na escola comum deficiência mental
  • INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR
  • O desenvolvimento da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!